Rádio Yorùbá https://radioyoruba.com.br/ Emissora de Radio e TV Thu, 15 May 2025 20:48:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 https://radioyoruba.com.br/wp-content/uploads/2024/10/cropped-LOGO_RADIO_YORUBA_500-32x32.png Rádio Yorùbá https://radioyoruba.com.br/ 32 32 Os conselhos da mãe de santo mais longeva de Caxias do Sul https://radioyoruba.com.br/2025/05/15/os-conselhos-da-mae-de-santo-mais-longeva-de-caxias-do-sul/ https://radioyoruba.com.br/2025/05/15/os-conselhos-da-mae-de-santo-mais-longeva-de-caxias-do-sul/#respond Thu, 15 May 2025 20:47:05 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17566 Aos 93 anos, Cecília Modesto se orgulha da vida dedicada à mediunidade. Há mais de 50 anos, seu terreiro no bairro Cruzeiro é sinônimo de acolhimento à comunidade Seus passos são lentos, mas carregam o peso de uma história longa e cheia de fé. O sorriso chega antes mesmo de sua voz. Aos 93 anos, […]

O conteúdo Os conselhos da mãe de santo mais longeva de Caxias do Sul aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
Aos 93 anos, Cecília Modesto se orgulha da vida dedicada à mediunidade. Há mais de 50 anos, seu terreiro no bairro Cruzeiro é sinônimo de acolhimento à comunidade

Há mais de 60 anos, dedica a vida à umbanda, como sacerdotisa.

Seus passos são lentos, mas carregam o peso de uma história longa e cheia de fé. O sorriso chega antes mesmo de sua voz. Aos 93 anos, Cecília Rodrigues Modesto é a mãe de santo mais longeva de Caxias do Sul. A caminhada na religião da umbanda atravessa décadas, moldada pela sabedoria e pela compaixão. A vida, segundo ela, sempre foi dedicada à mediunidade.

Mãe Cecília, como é conhecida, carrega no rosto as marcas do tempo. Fundadora de um dos mais antigos terreiros da cidade, a Tenda Xangô das 7 Pedreiras, no bairro Cruzeiro, lembra que, desde jovem, quando atendeu ao chamado espiritual, compreendeu que sua missão era ajudar e estender a mão aos que mais precisavam.

— Eu me sinto muito feliz nesta caminhada e orgulhosa dos meus filhos que estão seguindo a religião sem fazer mal a ninguém, pois a nossa missão é ajudar. Nós temos que ter fé e fazer só o bem, nem que seja para o nosso pior inimigo. Se alguém bate à nossa porta pedindo ajuda, temos que estender a mão, pois Deus sempre nos estende a dele — aconselha.

Cecília nasceu em Caxias do Sul no dia 17 de agosto de 1931. Filha de Antônio Rodrigues e Albertina Rodrigues, cresceu em uma família numerosa, ao lado de quatro irmãos. Teve uma infância difícil, sem ter tido a oportunidade de estudar. Mesmo assim, aprendeu desde jovem o valor da união e do amor familiar.

Cecília lembra que, por volta dos sete anos de idade, teve as primeiras manifestações espirituais, que começaram como forma de vultos.

— Parecia uma tontura, eu via coisas. Buscamos até auxílio de médicos em Porto Alegre, fiz exames e nada constava. Enxergava coisas que eu não sabia explicar para ninguém — recorda.

Encaminhada pelo pai a um centro espírita, Cecília foi orientada que ali não seria o espaço onde ela deveria buscar auxílio. Sabia-se naquele momento que era a sua mediunidade que estava aflorada. Passados alguns anos, apesar das manifestações espirituais continuarem, Cecília seguiu sua a vida. Casou-se com João da Silva Modesto (em memória), e construiu a família dedicando a vida a cuidar dos seus sete filhos.

Em um determinado dia, um vizinho incentivou Cecília a buscar ajuda em um terreiro. Foi lá onde teve o seu primeiro contato com a umbanda e quando percebeu a força da mediunidade. Anos mais tarde, começou a desenvolver a espiritualidade e assumir a religião umbandista.

Terreiro com uma história de mais de 50 anos

Cecília Rodrigues Modesto é fundadora de um dos mais antigos terreiros da cidade, a Tenda Xangô das 7 Pedreiras.

Muitas pessoas começaram a procurar a mãe Cecília diretamente na sua casa, seja para benzer ou em procura de uma ajuda espiritual. Ela então construiu uma sala embaixo de casa para atender a comunidade. Com resistência e enfrentamento ao preconceito e à intolerância, dava-se o início à Tenda Xangô das 7 Pedreiras, em 1973.

— E ali foi evoluindo e crescendo o terreiro. Quase não tinha mais lugar para tanta gente que procurava — lembra.

Com o passar dos anos, Cecília se tornou uma importante figura religiosa na comunidade. Há mais de 60 anos, dedica a vida à umbanda, como sacerdotisa. Diz que o terreiro é um lugar de acolhimento e espiritualidade para todos que o visitam. Hoje, o legado da mãe Cecília é seguido por filhos, netos e bisnetos.

Cidadã Emérita: reconhecimento pela trajetória
Em setembro de 2024, a mãe Cecília recebeu uma distinção de destaque da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul: o título de Cidadã Emérita. Essa honraria é destinada a pessoas que nascem em Caxias e se dedicam à comunidade, a partir, por exemplo, de seu ofício ou voluntariado.

O título foi proposto pelo vereador Lucas Caregnato (PT) e contou com aprovação unânime dos vereadores, sendo entregue numa sessão solene que contou com diversas homenagens intercaladas com canções ligadas às religiões de matriz africana.

Naquela ocasião, envolta de muita emoção, Cecília agradeceu o reconhecimento com oração, e, claro, com os seus conselhos:

— A nossa caminhada é longa, pedregosa, mas nós chegaremos lá — disse.

Cecília Modesto recebeu o título de Cidadã Emérita em 2024.
Vania Marta Espeiorin / Câmara de Vereadores de Caxia do Sul

Loading

O conteúdo Os conselhos da mãe de santo mais longeva de Caxias do Sul aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/05/15/os-conselhos-da-mae-de-santo-mais-longeva-de-caxias-do-sul/feed/ 0
Veja quem assinou pedido de criação de CPMI do INSS – PT e PSOL não assinaram pedido de investigação https://radioyoruba.com.br/2025/05/15/veja-quem-assinou-pedido-de-criacao-de-cpmi-do-inss-pt-e-psol-nao-assinaram-pedido-de-investigacao/ https://radioyoruba.com.br/2025/05/15/veja-quem-assinou-pedido-de-criacao-de-cpmi-do-inss-pt-e-psol-nao-assinaram-pedido-de-investigacao/#respond Thu, 15 May 2025 20:15:20 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17560 Iniciativa tem a assinatura de 222 deputados e 36 senadores; PT e PSOL não assinaram pedido de investigação O requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), protocolado nesta segunda-feira, 12, contou com a assinatura de 222 deputados e 36 senadores. Apesar das investidas da […]

O conteúdo Veja quem assinou pedido de criação de CPMI do INSS – PT e PSOL não assinaram pedido de investigação aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
Iniciativa tem a assinatura de 222 deputados e 36 senadores; PT e PSOL não assinaram pedido de investigação

O requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), protocolado nesta segunda-feira, 12, contou com a assinatura de 222 deputados e 36 senadores. Apesar das investidas da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para demarcar o caso como fruto de investigação deste governo, nenhum parlamentar petista assinou o requerimento para que o escândalo das fraudes bilionárias fosse investigado no Congresso.

Também não houve a adesão de nenhum parlamentar do PSOL e do PDT, partidos da ala mais governista. Seis deputados do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, assinaram o pedido. A operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que revelou o caso ocorreu há quase três semanas, em 23 de abril.

Fraude no INSS: Esquema de descontos indevidos foi revelado a partir de operação da Polícia Federal (PF) em conjunto com CGU em abril. Foto: Pedro Kirilos/Estadão

A oposição vem movendo a investigação contra o esquema de cobranças irregulares que soma R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 como uma das principais pautas atualmente. O grupo já tinha protocolado o requerimento para a criação de uma CPI na Câmara no final de abril, porém, existe mais de uma dezena de requerimentos pedindo outras comissão do tipo na frente.

A saída colocada em prática pela oposição para driblar a fila foi a ação conjunta das duas Casas – estratégia também utilizada em 2023, com a CPMI do 8 de Janeiro, que acabou frustrada e sob controle do governo.

O número mínimo de assinaturas (171 na Câmara dos Deputados e 27 no Senado Federal) foi alcançado na semana anterior, mas por estratégia a coleta continuou para “dar mais corpo” ao pedido.

O ato para oficializar a abertura da comissão de inquérito pode ser lido em uma sessão do Congresso Nacional, a ser realizada no dia 27 de maio. Veja quem assinou o pedido.

Deputados

  1. Coronel Fernanda (PL-MT)
  2. Silvia Waiãpi (PL-AP)
  3. Lincoln Portela (PL-MG)
  4. Bibo Nunes (PL-RS)
  5. Caroline de Toni (PL-SC)
  6. Coronel Meira (PL-PE)
  7. Rodrigo da Zaeli (PL-MT)
  8. Delegado Éder Mauro (PL-PA)
  9. Daniela Reinehr (PL-SC)
  10. Delegado Caveira (PL-PA)
  11. Professor Alcides (PL-GO)
  12. Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP)
  13. Rosana Valle (PL-SP)
  14. Mauricio do Vôlei (PL-MG)
  15. Nelson Barbudo (PL-MT)
  16. Pr. Marco Feliciano (PL-SP)
  17. Chris Tonietto (PL-RJ)
  18. André Ferreira (PL-PE)
  19. Daniel Freitas (PL-SC)
  20. Capitão Alden (PL-BA)
  21. Daniel Agrobom (PL-GO)
  22. Ricardo Guidi (PL-SC)
  23. Roberta Roma (PL-BA)
  24. Marcelo Moraes (PL-RS)
  25. Soraya Santos (PL-RJ)
  26. Bia Kicis (PL-DF)
  27. Dr. Jaziel (PL-CE)
  28. Junio Amaral (PL-MG)
  29. Carlos Jordy (PL-RJ)
  30. José Medeiros (PL-MT)
  31. Giovani Cherini (PL-RS)
  32. Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
  33. Carla Zambelli (PL-SP)
  34. Altineu Côrtes (PL-RJ)
  35. Marcio Alvino (PL-SP)
  36. Domingos Sávio (PL-MG)
  37. General Girão (PL-RN)
  38. Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP)
  39. Adilson Barroso (PL-SP)
  40. Zucco (PL-RS)
  41. Capitão Alberto Neto (PL-AM)
  42. Pastor Eurico (PL-PE)
  43. Alberto Fraga (PL-DF)
  44. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
  45. Matheus Noronha (PL-CE)
  46. Emidinho Madeira (PL-MG)
  47. Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
  48. Luiz Philippe de Orleans e Bra (PL-SP)
  49. Miguel Lombardi (PL-SP)
  50. Rodolfo Nogueira (PL-MS)
  51. Capitão Augusto (PL-SP)
  52. Filipe Martins (PL-TO)
  53. Nikolas Ferreira (PL-MG)
  54. Rosângela Reis (PL-MG)
  55. Marcos Pollon (PL-MS)
  56. Sanderson (PL-RS)
  57. Jefferson Campos (PL-SP)
  58. André Fernandes (PL-CE)
  59. Eros Biondini (PL-MG)
  60. General Pazuello (PL-RJ)
  61. Paulo Freire Costa (PL-SP)
  62. Helio Lopes (PL-RJ)
  63. Fernando Rodolfo (PL-PE)
  64. Gustavo Gayer (PL-GO)
  65. Sargento Gonçalves (PL-RN)
  66. Coronel Armando (PL-SC)
  67. Delegado Ramagem (PL-RJ)
  68. Joaquim Passarinho (PL-PA)
  69. Luiz Carlos Motta (PL-SP)
  70. Icaro de Valmir (PL-SE)
  71. Giacobo (PL-PR)
  72. Roberto Monteiro Pai (PL-RJ)
  73. Tiririca (PL-SP)
  74. Julia Zanatta (PL-SC)
  75. Filipe Barros (PL-PR)
  76. Eli Borges (PL-TO)
  77. Missionário José Olimpio (PL-SP)
  78. Zé Vitor (PL-MG)
  79. Mario Frias (PL-SP)
  80. Robinson Faria (PL-RN)
  81. Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG)
  82. Gisela Simona (União-MT)
  83. Dayany Bittencourt (União-CE)
  84. Dr. Fernando Máximo (União-RO)
  85. Rodrigo Valadares (União-SE)
  86. Carla Dickson (União-RN)
  87. Coronel Assis (União-MT)
  88. Nicoletti (União-RR)
  89. Rosangela Moro (União-SP)
  90. Silvye Alves (União-GO)
  91. Felipe Francischini (União-PR)
  92. Pastor Diniz (União-RR)
  93. Cristiane Lopes (União-RO)
  94. Coronel Ulysses (União-AC)
  95. Padovani (União-PR)
  96. Alfredo Gaspar (União-AL)
  97. Yandra Moura (União-SE)
  98. Mendonça Filho (União-PE)
  99. Kim Kataguiri (União-SP)
  100. David Soares (União-SP)
  101. Dani Cunha (União-RJ)
  102. Delegado Marcelo Freitas (União-MG)
  103. José Rocha (União-BA)
  104. Dr. Zacharias Calil (União-GO)
  105. Delegado Matheus Laiola (União-PR)
  106. Eduardo Velloso (União-AC)
  107. Felipe Becari (União-SP)
  108. Maurício Carvalho (União-RO)
  109. Fabio Schiochet (União-SC)
  110. Benes Leocádio (União-RN)
  111. Paulo Azi (União-BA)
  112. Danilo Forte (União-CE)
  113. Leur Lomanto Júnior (União-BA)
  114. Geraldo Mendes (União-PR)
  115. José Nelto (União-GO)
  116. Pauderney Avelino (União-AM)
  117. Raimundo Santos (PSD-PA)
  118. Sargento Fahur (PSD-PR)
  119. Saulo Pedroso (PSD-SP)
  120. Reinhold Stephanes (PSD-PR)
  121. Stefano Aguiar (PSD-MG)
  122. Nitinho (PSD-SE)
  123. Gilberto Nascimento (PSD-SP)
  124. Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO)
  125. Ismael (PSD-SC)
  126. Delegada Katarina (PSD-SE)
  127. Castro Neto (PSD-PI)
  128. Josivaldo Jp (PSD-MA)
  129. Rodrigo Estacho (PSD-PR)
  130. Luciano Alves (PSD-PR)
  131. Ribamar Silva (PSD-SP)
  132. Diego Andrade (PSD-MG)
  133. Átila Lins (PSD-AM)
  134. Dr. Luiz Ovando (PP-MS)
  135. Evair Vieira de Melo (PP-ES)
  136. Vermelho (PP-PR)
  137. Afonso Hamm (PP-RS)
  138. Delegado Bruno Lima (PP-SP)
  139. Tião Medeiros (PP-PR)
  140. Dimas Fabiano (PP-MG)
  141. Dilceu Sperafico (PP-PR)
  142. Clarissa Tércio (PP-PE)
  143. Ana Paula Leão (PP-MG)
  144. Mauricio Neves (PP-SP)
  145. Covatti Filho (PP-RS)
  146. Pinheirinho (PP-MG)
  147. Pedro Westphalen (PP-RS)
  148. Delegado Fabio Costa (PP-AL)
  149. Thiago de Joaldo (PP-SE)
  150. Pedro Lupion (PP-PR)
  151. Allan Garcês (PP-MA)
  152. Silvia Cristina (PP-RO)
  153. Socorro Neri (PP-AC)
  154. João Maia (PP-RN)
  155. Delegado da Cunha (PP-SP)
  156. Ricardo Barros (PP-PR)
  157. Pezenti (MDB-SC)
  158. Luiz Fernando Vampiro (MDB-SC)
  159. Sergio Souza (MDB-PR)
  160. Osmar Terra (MDB-RS)
  161. Alceu Moreira (MDB-RS)
  162. Simone Marquetto (MDB-SP)
  163. Delegado Palumbo (MDB-SP)
  164. Lucio Mosquini (MDB-RO)
  165. Alexandre Guimarães (MDB-TO)
  166. Henderson Pinto (MDB-PA)
  167. Marussa Boldrin (MDB-GO)
  168. Rafael Prudente (MDB-DF)
  169. Cobalchini (MDB-SC)
  170. Newton Cardoso Jr (MDB-MG)
  171. Franciane Bayer (Republicanos-RS)
  172. Lafayette de Andrada (Republicanos-MG)
  173. Fred Linhares (Republicanos-DF)
  174. Diego Garcia (Republicanos-PR)
  175. Messias Donato (Republicanos-ES)
  176. Thiago Flores (Republicanos-RO)
  177. Samuel Viana (Republicanos-MG)
  178. Marcos Pereira (Republicanos-SP)
  179. Maria Rosas (Republicanos-SP)
  180. Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS)
  181. Adail Filho (Republicanos-AM)
  182. Ely Santos (Republicanos-SP)
  183. Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE)
  184. Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF)
  185. Celso Russomanno (Republicanos-SP)
  186. Luis Carlos Gomes (Republicanos-RJ)
  187. Roberto Duarte (Republicanos-AC)
  188. Alex Santana (Republicanos-BA)
  189. Rogéria Santos (Republicanos-BA)
  190. Márcio Marinho (Republicanos-BA)
  191. Luiz Lima (Novo-RJ)
  192. Gilson Marques (Novo-SC)
  193. Marcel van Hattem (Novo-RS)
  194. Adriana Ventura (Novo-SP)
  195. Ricardo Salles (Novo-SP)
  196. Mauricio Marcon (Podemos-RS)
  197. Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR)
  198. Greyce Elias (Avante-MG)
  199. Delegada Ione (Avante-MG)
  200. Bruno Farias (Avante-MG)
  201. Any Ortiz (Cidadania-RS)
  202. Alex Manente (Cidadania-SP)
  203. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)
  204. Geovania de Sá (PSDB-SC)
  205. Beto Pereira (PSDB-MS)
  206. Daniel Trzeciak (PSDB-RS)
  207. Beto Richa (PSDB-PR)
  208. Adolfo Viana (PSDB-BA)
  209. Lucas Redecker (PSDB-RS)
  210. Geraldo Resende (PSDB-MS)
  211. Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP)
  212. Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
  213. Aécio Neves (PSDB-MG)
  214. Heitor Schuch (PSB-RS)
  215. Tabata Amaral (PSB-SP)
  216. Luciano Ducci (PSB-PR)
  217. Duarte Jr. (PSB-MA)
  218. Dr. Frederico (PRD-MG)
  219. Pedro Aihara (PRD-MG)
  220. Magda Mofatto (PRD-GO)
  221. Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)
  222. Weliton Prado (Solidariedade-MG)

Senadores

  1. Damares Alves (Republicanos-DF)
  2. Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
  3. Cleitinho (Republicanos-MG)
  4. Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
  5. Eduardo Girão (Novo-CE)
  6. Plínio Valério (PSDB-AM)
  7. Styvenson Valentim (PSDB-RN)
  8. Sergio Moro (União-PR)
  9. Marcio Bittar (União-AC)
  10. Alan Rick (União-AC)
  11. Jayme Campos (União-MT)
  12. Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
  13. Wellington Fagundes (PL-MT)
  14. Jaime Bagattoli (PL-RO)
  15. Wilder Morais (PL-GO)
  16. Jorge Seif (PL-SC)
  17. Carlos Portinho (PL-RJ)
  18. Magno Malta (PL-ES)
  19. Rogerio Marinho (PL-RN)
  20. Izalci Lucas (PL-DF)
  21. Marcos Rogério (PL-RO)
  22. Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
  23. Eduardo Gomes (PL-TO)
  24. Ciro Nogueira (PP-PI)
  25. Esperidião Amin (PP-SC)
  26. Tereza Cristina (PP-MS)
  27. Luis Carlos Heinze (PP-RS)
  28. Dr. Hiran (PP-RR)
  29. Marcos do Val (Podemos-ES)
  30. Soraya Thronicke (Podemos-MS)
  31. Flávio Arns (PSB-PR)
  32. Chico Rodrigues (PSB-RR)
  33. Alessandro Vieira (MDB-SE)
  34. Lucas Barreto (PSD-AP)
  35. Sérgio Petecão (PSD-AC)
  36. Nelsinho Trad (PSD-MS)

Loading

O conteúdo Veja quem assinou pedido de criação de CPMI do INSS – PT e PSOL não assinaram pedido de investigação aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/05/15/veja-quem-assinou-pedido-de-criacao-de-cpmi-do-inss-pt-e-psol-nao-assinaram-pedido-de-investigacao/feed/ 0
Sindicato de irmão de Lula é alvo de operação contra fraudes no INSS https://radioyoruba.com.br/2025/04/25/sindicato-de-irmao-de-lula-e-alvo-de-operacao-contra-fraudes-no-inss/ https://radioyoruba.com.br/2025/04/25/sindicato-de-irmao-de-lula-e-alvo-de-operacao-contra-fraudes-no-inss/#respond Fri, 25 Apr 2025 12:44:22 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17553 Agentes fizeram busca, apreensão e descredenciamento do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos; Frei Chico é diretor vice-presidente da entidade O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico, um dos irmãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como diretor vice-presidente, foi um […]

O conteúdo Sindicato de irmão de Lula é alvo de operação contra fraudes no INSS aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
Agentes fizeram busca, apreensão e descredenciamento do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos; Frei Chico é diretor vice-presidente da entidade

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico, um dos irmãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como diretor vice-presidente, foi um dos alvos da operação deflagrada nesta quarta-feira (23) contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados.

O sindicato foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal nesta quarta e foi descredenciado por determinação judicial.

Em nota, o Sindnapi disse que a proteção dos direitos dos aposentados é uma prioridade fundamental para garantir uma sociedade mais justa e solidária.

Segundo eles, quando surgem denúncias de descontos irregulares nos benefícios, é essencial que essas alegações sejam levadas a sério e investigadas de forma rigorosa.

Afirmaram ainda que uma investigação séria e transparente ajuda a identificar possíveis irregularidades e que o sindicato apoia a investigação das denúncias de irregularidades nos descontos em benefícios dos aposentados.

A operação deflagrada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) mirou, nesta quarta-feira (23), um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Frei Chico não é investigado nessa operação, apurou a CNN.

No total, as entidades teriam cobrado de aposentados e pensionistas um valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024.

Até o momento seis servidores públicos foram afastados de suas funções. Além disso, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em outros 13 estados.

Dentre estes, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado também. Mais tarde, ele pediu demissão do cargo.

Tainá FalcãoElijonas Maiada CNN , Brasília

Loading

O conteúdo Sindicato de irmão de Lula é alvo de operação contra fraudes no INSS aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/04/25/sindicato-de-irmao-de-lula-e-alvo-de-operacao-contra-fraudes-no-inss/feed/ 0
Morre Papa Francisco, homem simples que lutou para mudar a Igreja https://radioyoruba.com.br/2025/04/21/morre-papa-francisco-homem-simples-que-lutou-para-mudar-a-igreja/ https://radioyoruba.com.br/2025/04/21/morre-papa-francisco-homem-simples-que-lutou-para-mudar-a-igreja/#respond Mon, 21 Apr 2025 08:33:02 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17544 Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres. O Papa Francisco morreu aos 88 anos segundo anunciado pelo Vaticano nesta segunda-feira (21). A Igreja comunicou o falecimento em vídeo. Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. […]

O conteúdo Morre Papa Francisco, homem simples que lutou para mudar a Igreja aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres.

O cardeal Jorge Mario Bergoglio em fevereiro de 2013 na Argentina — Foto: Juan Mabromata/AFP

O Papa Francisco morreu aos 88 anos segundo anunciado pelo Vaticano nesta segunda-feira (21). A Igreja comunicou o falecimento em vídeo.

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.

Francisco nasceu em Buenos Aires, em 1936. Seus pais, ambos italianos, chegaram à Argentina em 1929, junto de uma leva de imigrantes europeus em busca de oportunidades de trabalho na América.

Papa Francisco acena para fiéis na Praça São Pedro durante celebração da Páscoa, neste domingo (21). — Foto: Reuters

Arcebispo da capital argentina, ele era considerado um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores. O religioso era admirado pela sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação.

O argentino também era reconhecido por seus dotes intelectuais, por ser considerado dialogante e moderado, além de ter paixões pelo tango e pelo time de futebol San Lorenzo.

Antes de seguir carreira religiosa, Bergoglio formou-se técnico químico. Depois, ingressou em um seminário no bairro de Villa Devoto. Em março de 1958, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, congregação religiosa dos jesuítas, fundada no século 16.

Em 1963, Bergoglio estudou humanidades no Chile e voltou à Argentina no ano seguinte para ser professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé.

Entre 1967 e 1970, foi estudar teologia e acabou sendo ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969. Em menos de quatro anos chegou a liderar a congregação jesuíta local, um cargo que exerceu de 1973 a 1979.

Foto internet reprodução

Foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986, e, depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba. Em 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires.

Em 1997, ele virou arcebispo titular de Buenos Aires. Em 2001, foi nomeado cardeal e primaz da Argentina pelo papa João Paulo II. Entre 2005 e 2011, ocupou a presidência da Conferência Episcopal do país durante dois períodos, até que deixou o posto porque os estatutos o impediam de continuar.

Na Santa Sé, Bergoglio foi membro da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos; da Congregação para o Clero; da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Loading

O conteúdo Morre Papa Francisco, homem simples que lutou para mudar a Igreja aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/04/21/morre-papa-francisco-homem-simples-que-lutou-para-mudar-a-igreja/feed/ 0
Pai de Santo da Anitta pode ser candidato com apoio de Bolsonaro https://radioyoruba.com.br/2025/04/11/pai-de-santo-da-anitta-pode-ser-candidato-com-apoio-de-bolsonaro/ https://radioyoruba.com.br/2025/04/11/pai-de-santo-da-anitta-pode-ser-candidato-com-apoio-de-bolsonaro/#respond Fri, 11 Apr 2025 12:29:11 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17515 Líder espiritual de famosos comenta possibilidade de disputar as eleições de 2026 — e revela detalhes de momentos com o ex-presidente Bolsonaro, Michelle e aliados O pai de santo Sergio Pina, conhecido por ser o mentor espiritual da cantora Anitta e de outras personalidades, foi meu convidado no programa Painel IstoÉ Gente nesta segunda-feira, dia […]

O conteúdo Pai de Santo da Anitta pode ser candidato com apoio de Bolsonaro aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
Líder espiritual de famosos comenta possibilidade de disputar as eleições de 2026 — e revela detalhes de momentos com o ex-presidente Bolsonaro, Michelle e aliados

Pai de Santo da Anitta pode ser candidato com apoio de Bolsonaro Foto: Reprodução/Redes Sociais

O pai de santo Sergio Pina, conhecido por ser o mentor espiritual da cantora Anitta e de outras personalidades, foi meu convidado no programa Painel IstoÉ Gente nesta segunda-feira, dia 7. Em uma conversa franca e reveladora, Pina comentou sobre sua participação no ato político liderado por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista no último domingo, falou sobre sua trajetória de mais de 50 anos no candomblé e comentou sobre as conversas para entrar na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do ano quem vem.

“Já recebi convites, sim. Não vou negar. Mas eu sou um homem que não gosta de tentar. Eu gosto de mirar e acertar”, afirmou Pina. Ao longo da conversa, o líder religioso ressaltou que se sente preparado para assumir um papel político, desde que esteja alinhado com sua missão espiritual. “Se houver o espaço, com certeza, na direita, irei falar. Levar meu legado, minha religião e todos comigo. Somos nós que precisamos estar lá”, disse.

Apesar das críticas que vem enfrentando, inclusive dentro da própria comunidade religiosa, Pina se mantém firme em seu posicionamento político conservador. “Sou atacado pelos meus, pelo tal do fogo amigo. Mas muitos já fecharam comigo. Muita gente está escondida, com medo de se posicionar”, revelou.

Durante a entrevista, ele também relatou detalhes sobre seu encontro com Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador de São Paulo. Segundo ele, foi tratado com muito respeito e afeto. “Parece que a gente se conhece há anos. A Michelle me recebeu de forma muito calorosa, me abraçou com carinho. Pessoas do bem se reconhecem”, afirmou.

Pina também comentou sobre a relação com Bolsonaro e rechaçou a ideia de que não há espaço para pessoas das religiões afro-brasileiras dentro do campo conservador. “Se o presidente falou algo contra, que me mandem na íntegra. Mas se atacou e depois enxergou que estava errado, por que não consertar? Somos todos passíveis de erro.”

Para além da política, Pina falou sobre a representatividade das religiões de matriz africana e o preconceito que ainda enfrentam. Disse que sua postura pública tem incomodado justamente por ocupar um espaço que há muito tempo é negado a líderes como ele. “Me apresente alguém hoje que fale por nós? Não temos. Precisamos de voz. Se não for eu, que seja outro. Mas alguém precisa nos representar de verdade”, afirmou.

O líder espiritual também reforçou que sua presença no ato do fim de semana não foi para promover conflito, mas para defender a liberdade. “Fui à rua por isso. Vi pais de família, trabalhadores sendo presos injustamente por estarem vendendo produtos em manifestações. Isso me tocou profundamente.”

Ao ser questionado sobre possíveis nomes para a presidência caso Bolsonaro permaneça inelegível, Pina não hesitou: “Meu presidente ainda é o Bolsonaro. Mas se ele apontar outro nome, como Tarcísio, Zema ou Michelle, eu sigo. Confio no seu discernimento.” Ele também teceu elogios à ex-primeira-dama. “Ela fala bem, tem postura, é sensata. O casal se equilibra. Ele é mais impulsivo, ela mais ponderada. Isso é bonito de ver.”

A relação com a cantora Anitta, uma das artistas brasileiras mais influentes do mundo, também foi pauta na conversa. Segundo Pina, o vínculo com ela é mais espiritual do que político. “Convivo pouco com a Anitta, mas diariamente com a Larissa”, disse, diferenciando a artista da mulher por trás dos palcos. “Ela tem o direito dela de opinar, de levantar a bandeira dela. E eu também tenho. Vivemos numa democracia.”

Sobre o episódio em que a cantora perdeu seguidores ao revelar sua ligação com a religiosidade de matriz africana, Pina lembrou com empatia: “Ela sofreu intolerância religiosa. Quando eu fui ao ato, ela brincou: ‘Pai, o senhor apanhou muito também, hein?’ Rimos juntos.”

Mesmo se declarando conservador, Pina defende a inclusão e o respeito à diversidade. Disse que, no candomblé, não há espaço para preconceito com a comunidade LGBTQIAPN+. “Pecado para mim é ser mau-caráter, tirar o pão da boca do outro. Viver a sua sexualidade em paz com o outro não é pecado.” E reforçou: “O candomblé aceita todos, mas não aceita tudo. Não aceitamos a baderna, a violência, a droga. Mas aceitamos as pessoas como são.”

Ele também comentou sobre a mudança a possibilidade de retorno de Regina Duarte, ex-secretária de cultura de Bolsonaro, e Cássia Kis às novelas da Globo. “O que fizeram com a Regina foi horrível. Estão voltando porque perceberam que existe público para outras vozes. Isso é saudável.”

Ao mesmo tempo, ponderou que a emissora carioca precisa tomar cuidado nessa tentativa de atrair o público conservador para assistir suas produções: “Tudo que é demais vira resto. Que se tenha equilíbrio. Uma novela pode ter o conservador e o progressista sentando à mesma mesa.”

Ao final da entrevista, Pina fez questão de levantar bandeira branca aos ataques que vem recebendo na internet: “Eu não desisto de trazer quem tem preconceito comigo para perto. Tudo é diálogo, escuta e postura.”

A possível entrada de Sergio Pina na política pode representar, para muitos, um símbolo de transformação: uma tentativa de unir fé, tradição e representatividade com um debate democrático. “Não sou político, sou sacerdote. Mas se o caminho for esse, irei com responsabilidade e coragem”, concluiu.

Fonte ISTO É

Loading

O conteúdo Pai de Santo da Anitta pode ser candidato com apoio de Bolsonaro aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/04/11/pai-de-santo-da-anitta-pode-ser-candidato-com-apoio-de-bolsonaro/feed/ 0
Em crise, Correios gastaram R$ 38 milhões em patrocínios no governo Lula https://radioyoruba.com.br/2025/04/11/em-crise-correios-gastaram-r-38-milhoes-em-patrocinios-no-governo-lula/ https://radioyoruba.com.br/2025/04/11/em-crise-correios-gastaram-r-38-milhoes-em-patrocinios-no-governo-lula/#respond Fri, 11 Apr 2025 11:20:54 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17511 Estatal desembolsou R$ 6 milhões para exibir sua marca no Lollapalooza e R$ 4 milhões de reais na turnê ‘Tempo Rei’, de Gilberto Gil Afundados em uma crise financeira, os Correios já gastaram 38,4 milhões de reais em patrocínios neste terceiro governo Lula, incluindo 6 milhões de reais para o festival Lollapalooza e 4 milhões […]

O conteúdo Em crise, Correios gastaram R$ 38 milhões em patrocínios no governo Lula aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
Estatal desembolsou R$ 6 milhões para exibir sua marca no Lollapalooza e R$ 4 milhões de reais na turnê ‘Tempo Rei’, de Gilberto Gil

Gilberto Gil, de antigas ligações a Lula e ao PT: direito a selo e faturamento de R$4 milhões -Foto: Agência Gov.

Afundados em uma crise financeira, os Correios já gastaram 38,4 milhões de reais em patrocínios neste terceiro governo Lula, incluindo 6 milhões de reais para o festival Lollapalooza e 4 milhões de reais para a turnê Tempo Rei, de Gilberto Gil, desembolsados no ano passado.

Segundo a estatal, o contrato com o Lollapalooza buscou fortalecer a “imagem de inovação junto a um público jovem, que não teve tanta experiência com a empresa”, com potencial de “agregar valor à marca, possibilitando associar sua marca a um dos maiores eventos de música do país e do mundo”.

Com o patrocínio aos shows de Gilberto Gil, por sua vez, a empresa afirma querer “agregar valor à sua marca considerando se tratar da última turnê do artista, (com a) expectativa que a mesma atraia a atenção de um público estimado em aproximadamente 800.000 pessoas em shows realizados no Brasil, Europa e Estados Unidos”.

Os Correios são comandados desde agosto de 2023 pelo advogado Fabiano Silva dos Santos, ligado ao Grupo Prerrogativas. Formalmente, a indicação para o cargo partiu do , e o mandato atual do executivo vai até 6 de agosto de 2025.

Em resposta ao Radar, os Correios afirmaram que a atual gestão trabalha para “reposicionar” a marca da estatal por meio de patrocínio de negócios, esportivos e culturais depois de o ter “zerado” o investimento nessa área como parte de um processo de privatização, revertido pelo presidente Lula.

A estatal registrou déficit de 3,2 bilhões de reais no ano passado e não faz repasses para a Postal Saúde desde novembro, deixando um rombo de 400 milhões de reais na operadora de autogestão em saúde. Vários hospitais pararam de atender os planos de funcionários da empresa.

Em 2023, os Correios direcionaram 3,3 milhões de reais para patrocínios, incluindo 400.000 reais para a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido, no Festival de Parintins, no Amazonas, 500.000 reais para a, no Amazonas, 500.000 reais para a Orquestra Criança Cidadã, em Pernambuco, e 350.000 reais no Festival Coma, em Brasília.

Fachada Agencia dos Correios .

Esse tipo de despesa disparou no ano passado, chegando a 33,8 milhões de reais. Além do Lollapalooza e da turnê de Gilberto Gil, a estatal fechou contratos de 4,5 milhões de reais com a Confederação Brasileira de Ginástica, 3 milhões de reais com os jogos universitários em todo o país e 2 milhões de reais com a feira de design Casa Brasil.

Ainda em 2024, os Correios também desembolsaram, entre outros contratos, 1,9 milhão de reais para exibir sua marca no Funn Festival, em Brasília, e 1 milhão de reais para patrocinar a festa de São João organizada pelo governo do Maranhão.

A estatal justifica a maioria dos patrocínios classificando-os como “projetos planejados” em seus planos anuais de comunicação, voltados a “posicionar os Correios como empresa concorrencial e sustentável, que possui importante papel de integração do Brasil e de inclusão de todos os brasileiros, por meio de sua ampla presença no território nacional e de seu amplo portfólio de produtos e serviços”.

Já em 2025, o único patrocínio divulgado pela empresa até o momento foi um repasse de 1,3 milhão de reais ao Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025 com o presidente Lula, justificado, segundo os Correios, “pela oportunidade de ampliação do alcance de seu público-alvo, ao mesmo tempo que fortalece sua imagem e relevância no cenário nacional”.

Loading

O conteúdo Em crise, Correios gastaram R$ 38 milhões em patrocínios no governo Lula aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/04/11/em-crise-correios-gastaram-r-38-milhoes-em-patrocinios-no-governo-lula/feed/ 0
Imagens fortes: adolescente expõe feridas provocadas por falsa mãe de santo https://radioyoruba.com.br/2025/03/14/imagens-fortes-adolescente-expoe-feridas-provocadas-por-falsa-mae-de-santo2/ https://radioyoruba.com.br/2025/03/14/imagens-fortes-adolescente-expoe-feridas-provocadas-por-falsa-mae-de-santo2/#respond Fri, 14 Mar 2025 09:35:51 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17492 A adolescente procurou abrigo na Tenda Espiritual Vovó Maria Conga Aruanda, no Gama, em setembro do ano passado Queimaduras de terceiro grau nas mãos e na língua, hematomas na cabeça e o cabelo cortado à força. Foi assim que uma adolescente chegou a casa do pai, na Estrutral, após conseguir fugir de um terreiro de […]

O conteúdo Imagens fortes: adolescente expõe feridas provocadas por falsa mãe de santo aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
A adolescente procurou abrigo na Tenda Espiritual Vovó Maria Conga Aruanda, no Gama, em setembro do ano passado

Queimaduras de terceiro grau nas mãos e na língua, hematomas na cabeça e o cabelo cortado à força. Foi assim que uma adolescente chegou a casa do pai, na Estrutral, após conseguir fugir de um terreiro de Umbanda onde era mantida como escrava sexual. A responsável pelas agressões, identificada como Hayra Vitória Pereira Nunes, 22 anos, foi presa por investigadores da 14ª Delegacia de Polícia (Gama) na última quinta-feira (6/3).

A menor procurou abrigo na Tenda Espiritual Vovó Maria Conga Aruanda, em setembro do ano passado, acreditando que encontraria acolhimento. No entanto, o que começou como promessa de proteção se transformou em controle, violência e isolamento, até que a fuga tornou-se a única forma de sair viva do lugar.

Da esperança ao pesadelo
Durante o período em que ficou no local, a vítima passou a realizar tarefas domésticas no local, convivendo com outros moradores, entre eles, uma outra mulher que estava na tenda há mais tempo.

Com o passar dos meses, a adolescente se afastou da família e, nas últimas semanas antes de sua fuga, foi obrigada a cortar completamente o contato com a mãe.

“Ela (Hayra) era um tipo de pessoa simples e superacolhedora, fez a minha cabeça. Quando fui ver, já estava no fundo do buraco, vi que ela agredia a outra menina a pauladas, sempre no rosto, e a próxima com certeza seria eu.”

A menor revelou ainda que passou a ser explorada sexualmente no local. “Ela nos transformou em escravos, éramos obrigadas a nos prostituir. Minhas roupas foram parar no lixo porque eram inadequadas para a minha nova função. Comecei a usar roupas sensuais, que ela me obrigava a vestir. Também posávamos para fotos íntimas para atrair clientes. Toda a quantia ia para a conta dela”, contou a adolescente.

Tortura
Além da rotina repleta de humilhação e total submissão, a menor viveu uma das experiências mais brutais de sua vida. Em um determinado dia, enquanto fazia tarefas domésticas, a vítima foi abordada pela líder espiritual, que questionou sobre o desaparecimento de cerca de R$ 200.

“Fui obrigada a falar que tinha realmente feito aquilo porque sabia que seria pior se eu questionasse. Então, ela me deu nove pauladas – nos braços e nas mãos, pois eu não tinha mais músculos, estava desnutrida. Logo em seguida, me obrigou a ficar de joelhos na frente de cerca de oito pessoas”, lembrou.

A menor seguiu relatando os momentos de terror. “Ela pegou uma concha com brasa e queimou a palma das minhas mãos, depois queimou o topo da minha cabeça. Foi totalmente horrível. Também queimou a minha língua e colocou pimenta em cada lugar machucado. Por fim, pegou uma cachaça e jogou na minha cabeça, o álcool foi escorrendo pelo rosto, pelo meu corpo. Naquele momento, eu pensei que ela ia colocar fogo em mim. Depois, ela quebrou a garrafa, perfurou minhas mãos e cortou os meus braços”, disse.

Totalmente ferida, a jovem ainda foi levada para o banheiro, onde cortaram o cabelo dela e a obrigaram a lamber pimenta do chão. Mesmo sem forças, foi obrigada a servir o jantar para a família da mãe de santo.

Fuga
Em 26 de janeiro de 2025, a adolescente conseguiu escapar da tenda e procurou seu pai. A família a levou ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), onde passou por diversas cirurgias reparadoras.

Com base nos depoimentos e nas provas apresentadas, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) abriu inquérito para investigar a série de denúncias. O caso passou a incluir não apenas os maus-tratos físicos relatados, mas também possíveis crimes de exploração sexual, cárcere privado e agressão.

A vítima foi submetida a exames no Instituto Médico Legal (IML), e seu celular acabou apreendido para análise.

Ao saber que estava sendo investigada, a agressora se mudou às pressas do Gama e se abrigou em Brasilinha (GO), onde foi presa na última quinta-feira (6/3).

Ouvidos pela polícia, Hayra, seu marido, Lucas Gomes, e um caseiro da tenda, identificado como Alex, deram versões contraditórias.

A mãe de santo negou qualquer envolvimento nas agressões e disse não saber da origem das queimaduras. Lucas afirmou desconhecer qualquer tipo de violência dentro da tenda. Já Alex alegou não ter autoridade sobre Hayra, mas admitiu que sabia que vítima havia sido queimada.

“Um fato que chamou a nossa atenção durante a prisão é que, no momento em que chegamos na nova casa, ela já estava com outro adolescente de 15 anos, que a chamava de mãe. Dá um indicativo de que ela continuaria fazendo novas vítimas”, explicou o delegado William Ricardo.

A outra mulher que vivia na tenda também foi localizada no momento em que também tentava fugir da agressora.

“Ela nos relatou que era tratada como escrava. Estava com hematomas pelo corpo e muito assustada”, completou o policial. As investigações seguem para apurar a extensão dos abusos dentro da tenda.

Loading

O conteúdo Imagens fortes: adolescente expõe feridas provocadas por falsa mãe de santo aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/03/14/imagens-fortes-adolescente-expoe-feridas-provocadas-por-falsa-mae-de-santo2/feed/ 0
Vídeo: mãe de santo denuncia ossadas largadas em tonéis de cemitério https://radioyoruba.com.br/2025/02/22/video-mae-de-santo-denuncia-ossadas-largadas-em-toneis-de-cemiterio/ https://radioyoruba.com.br/2025/02/22/video-mae-de-santo-denuncia-ossadas-largadas-em-toneis-de-cemiterio/#respond Sat, 22 Feb 2025 14:02:56 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17486 Mãe Michelly da Cigana registrou as imagens na tarde desta quinta-feira (20/2) e flagrou cerca de 20 barris abarrotados com ossadas humanas Uma denúncia macabra feita por uma mãe de santo, no município de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre (RS), revelou a forma com que ossadas humanas, até então enterradas no cemitério municipal da […]

O conteúdo Vídeo: mãe de santo denuncia ossadas largadas em tonéis de cemitério aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
Mãe Michelly da Cigana registrou as imagens na tarde desta quinta-feira (20/2) e flagrou cerca de 20 barris abarrotados com ossadas humanas

Uma denúncia macabra feita por uma mãe de santo, no município de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre (RS), revelou a forma com que ossadas humanas, até então enterradas no cemitério municipal da cidade, estão sendo tratadas. Mãe Michelly da Cigana, como é conhecida, gravou vídeos mostrando que restos mortais estão sendo retirados das gavetas mortuárias e acondicionadas em tonéis plásticos, a céu aberto.

A religiosa registrou as imagens na tarde desta quinta-feira (20/2) e flagrou cerca de 20 barris colocados em um gramado próximo a um canteiro de obras. “Será se as pessoas que moram na cidade sabem que seus entes queridos estão aqui, dentro de tonéis expostos sem qualquer respeito?”, questionou.

Mãe Michelly comentou sobre o perigo de os restos mortais estarem ao alcance de qualquer pessoa que circula pelo cemitério. “Existe até o risco dessas ossadas serem furtadas e levadas para serem usadas em rituais de ‘magia negra’ ou algo parecido. A informação é que todas as famílias que deixaram de pagar mensalidades à administração do cemitério tiveram seus parentes exumados e colocados dentro desses tonéis”, afirmou.

Mãe Michelly da Cigana denuncia exumação ilegal de ossadas humanas em cemitério municipal:

Crânio e coluna

A religiosa chegou a abrir um dos barris e mostrar os restos mortais de uma das pessoas exumadas pela administração do cemitério. “Olha, o crânio da pessoa, a cabeça, os dentes. Será se é justo as pessoas que não conseguem mais pagar passarem por uma situação vexatória e de tanto desrespeito? Esses restos mortais podem ser revirados e furtados”, desabafou.

A coluna entrou em contato com o cemitério municipal para falar sobre a exumação dos corpos que estavam nas gavetas mortuárias. No entanto, até a publicação desta reportagem, ninguém havia respondido às ligações. O espaço permanece aberto para possíveis manifestações.

Loading

O conteúdo Vídeo: mãe de santo denuncia ossadas largadas em tonéis de cemitério aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/02/22/video-mae-de-santo-denuncia-ossadas-largadas-em-toneis-de-cemiterio/feed/ 0
Governo Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento https://radioyoruba.com.br/2025/02/22/governo-lula-suspende-plano-safra-por-falta-de-recursos-e-atraso-no-orcamento/ https://radioyoruba.com.br/2025/02/22/governo-lula-suspende-plano-safra-por-falta-de-recursos-e-atraso-no-orcamento/#respond Sat, 22 Feb 2025 13:16:00 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17483 O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) suspendeu temporariamente nesta quinta (20) as linhas de crédito subsidiadas do Plano Safra 2024/2025, com exceção do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), devido à falta de recursos no Orçamento para custear a equalização das taxas de juros. Entre os motivos apontados pelo […]

O conteúdo Governo Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) suspendeu temporariamente nesta quinta (20) as linhas de crédito subsidiadas do Plano Safra 2024/2025, com exceção do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), devido à falta de recursos no Orçamento para custear a equalização das taxas de juros.

Alegação é de que alta dos juros e disparada do dólar elevaram os custos do programa, que teve os recursos esgotados antes do esperado. (Foto: Ricardo Stuckert/Secom)

Entre os motivos apontados pelo Ministério da Fazenda estão o aumento da taxa básica de juros, que elevou o custo do subsídio, e o atraso na votação do Orçamento deste ano no Congresso, que ainda não ocorreu e travou os gastos do governo..

“Diante desse quadro e considerando que a Proposta de Lei Orçamentária para o exercício ainda não foi aprovada, determino a suspensão, a partir de 21/02/2025, de novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Tesouro Nacional no âmbito do Plano Safra 2024/2025 – excetuando-se as linhas de financiamento de Pronaf Custeio”, informou o ofício assinado pelo secretário Rogério Ceron, do Tesouro Nacional (veja na íntegra mais abaixo).

A interrupção, disse o ministério, deve vigorar até a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), ainda em tramitação no Congresso e que tem a votação prevista para depois do Carnaval.

O ministério informou, ainda, que o ministro Fernando Haddad encaminhará um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) “em busca de respaldo técnico e legal para a imediata retomada das linhas de crédito com recursos equalizados do Plano Safra 24/25”.

“As linhas foram suspensas pelo Tesouro Nacional por necessidade legal, devido à não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. Vale ressaltar que o Pronaf, que atende os pequenos agricultores, segue operando”, completou a pasta (veja na íntegra mais abaixo).

O Plano Safra 2024/2025 oferecia taxas de 8% ao ano para custeio e comercialização e de 7% a 12% para investimentos, bem abaixo da Selic. O programa foi elaborado quando a taxa básica de juros estava em queda, mas desde setembro o Banco Central voltou a elevá-la, atingindo 13,25% ao ano e com previsão de nova alta para pelo menos 14,25%.

Como o governo arca com a diferença entre a taxa subsidiada e a Selic, o custo disparou e fez os recursos reservados se esgotarem antes da renovação do plano.

A suspensão gerou forte reação no setor agropecuário, em que o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a classificou como um “prejuízo importante”, e cobrou explicações do governo.

“É um prejuízo importante de realizar operações em um momento tão necessário para a nossa agricultura”, disse em uma publicação nas redes sociais.

Em nota, a FPA reconheceu o impacto da Selic, mas criticou a política econômica e alertou para a possibilidade de aumento no preço dos alimentos. “Itens da cesta básica, como proteínas e ovos, têm seus custos de produção diretamente afetados, já que as rações utilizadas são produzidas a partir de grãos, culturas impactadas pela falta de recurso”, apontou (veja na íntegra mais abaixo).

A entidade também lembrou que o plano foi anunciado como “o maior Plano Safra da história”, mas os recursos se esgotaram antes mesmo do início do plantio da nova safra.

“O plano atual foi aprovado no orçamento de 2023 e anunciado como ‘o maior Plano Safra da história’. Mas, no momento em que os produtores ainda colhem a primeira safra e iniciam o plantio da próxima, os recursos já se esgotaram”, completou a Frente.

O ministro Carlos Fávaro, da Agricultura, já havia indicado em janeiro que a alta dos juros acendeu um alerta no governo. Ele afirmou que estão sendo estudadas soluções alternativas para o Plano Safra 2025/2026, como taxas diferenciadas por tipo de cultivo e ampliação do uso das LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) para reduzir custos de financiamento.

Veja abaixo o que diz o ofício do Tesouro Nacional que suspende o Plano Safra:

1- Refiro-me à Portaria do MF nº 1.138, de 10 de julho de 2024, que autoriza e estabelece as condições para o pagamento de equalização de taxas de juros em financiamentos rurais concedidos no período de 10 de julho de 2024 a 30 de junho de 2025 (Plano Safra 2024/2025).

2. Devido à divulgação de nova grade de parâmetros oficial pela Secretária de Política Econômica (SPE/MF) no início do presente mês e ao recebimento de informações atualizadas da previsão de gastos com o estoque de operações rurais contratadas com equalização de taxas de juros, as estimativas dos gastos para 2025 com a referida subvenção econômica foram atualizadas, tendo como resultado um aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados na confecção do Projeto de Lei Orçamentária – PLOA 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional.

3. Diante desse quadro e considerando que a Proposta de Lei Orçamentária para o exercício ainda não foi aprovada, determino a suspensão, a partir de 21/02/2025, de novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Tesouro Nacional no âmbito do Plano Safra 2024/2025 – excetuando- se as linhas de financiamento de Pronaf Custeio –, conforme previsto no parágrafo 6º do art. 2º da Portaria MF nº 1.138, de 2024.

O que diz o Ministério da Fazenda sobre a reação de Haddad à suspensão do Plano Safra:

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que acaba de retornar do Oriente Médio, encaminhará ofício ao Tribunal de Contas da União em busca de respaldo técnico e legal para a imediata retomada das linhas de crédito com recursos equalizados do Plano Safra 24/25.

As linhas foram suspensas pelo Tesouro Nacional por necessidade legal, devido à não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025.

Vale ressaltar que o Pronaf, que atende os pequenos agricultores, segue operando.

E a nota completa da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) criticando a suspensão do programa:

A suspensão das linhas de crédito rural do Plano Safra 24/25, anunciada hoje (20), resulta do aumento da taxa Selic de 10,50% em julho de 2024 para 13,25% em janeiro de 2025, impulsionado pela falta de responsabilidade fiscal do governo e pela desvalorização da moeda.

Desta forma, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) esclarece que o plano atual foi aprovado no orçamento de 2023 e anunciado como “o maior Plano Safra da história”. Mas, no momento em que os produtores ainda colhem a primeira safra e iniciam o plantio da próxima, os recursos já se esgotaram.

1- No mesmo dia em que o crédito rural é suspenso, a Presidência da República afirma não haver necessidade de cortar gastos.
2- Culpar o Congresso Nacional pela própria incapacidade de gestão dos gastos públicos não resolverá o problema. A má gestão impacta no aumento dos juros e impede a implementação total dos recursos necessários.
3- O setor privado já aporta R$ 1 trilhão na produção agropecuária. O governo federal atua apenas como complemento, subsidiando parte dos financiamentos. Apesar disso, a falta de controle orçamentário impede um planejamento eficiente.
4- Itens da cesta básica, como proteínas e ovos, têm seus custos de produção diretamente afetados, já que as rações utilizadas são produzidas a partir de grãos, culturas impactadas pela falta de recurso.

A FPA seguirá firme na cobrança por políticas públicas adequadas para o restabelecimento do crédito rural, no compromisso com os produtores rurais do Brasil e com a comida barata e acessível na mesa de todos os brasileiros.

Loading

O conteúdo Governo Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/02/22/governo-lula-suspende-plano-safra-por-falta-de-recursos-e-atraso-no-orcamento/feed/ 0
Mãe de santo denuncia ordem de despejo de terreiro na Cidade Nova https://radioyoruba.com.br/2025/02/18/mae-de-santo-denuncia-ordem-de-despejo-de-terreiro-na-cidade-nova/ https://radioyoruba.com.br/2025/02/18/mae-de-santo-denuncia-ordem-de-despejo-de-terreiro-na-cidade-nova/#respond Tue, 18 Feb 2025 12:53:27 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=17477 Responsável pelo Terreiro Pedreiras de Xangô, mãe de santo Cláudia de Jesus classifica as obras próximas ao espaço como um ato de intolerância religiosa Desde que as estruturas para as obras começaram a ser montadas próximo ao terreiro e à Cachoeira de Oxum, o local tem sido alvo de denúncias por desrespeito à tradição religiosa. […]

O conteúdo Mãe de santo denuncia ordem de despejo de terreiro na Cidade Nova aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
Responsável pelo Terreiro Pedreiras de Xangô, mãe de santo Cláudia de Jesus classifica as obras próximas ao espaço como um ato de intolerância religiosa

Mãe de Santo denúncia Conder por obras próximo a terreiro. Foto: Alô Juca

Desde que as estruturas para as obras começaram a ser montadas próximo ao terreiro e à Cachoeira de Oxum, o local tem sido alvo de denúncias por desrespeito à tradição religiosa. Segundo Mãe Cláudia, as obras não estariam considerando o impacto cultural e religioso da medida.

Na manhã desta segunda-feira (17), durante reportagem do portal Alô Juca, maquinários já estavam no local para iniciar as obras ao redor do terreiro, enquanto agentes da Polícia Militar acompanhavam os manifestantes.

“Eles querem colocar minha casa no chão sem oferecer qualquer alternativa. Isso é intolerância religiosa”, declarou Mãe Cláudia, que também relatou ter sido atingida por uma pedra durante a abordagem.

Mãe de três filhos, Cláudia faz um apelo a reportagem do Alô Juca, afirmando que a única condição oferecida pelo governo foi um auxílio de R$ 450 mensais para o pagamento de aluguel.

Em nota, a Conder afirmou que “as obras de contenção que estão sendo realizadas pela companhia no Sertanejo, bairro da Cidade Nova, não preveem a demolição do terreiro citado pela reportagem”. A companhia também declarou que “não solicitou o despejo da responsável pelo imóvel” e que as obras previstas contemplam uma área localizada atrás do terreiro. Segundo a Conder, as intervenções nas proximidades do local estão suspensas desde 1º de setembro de 2023, data em que o Ministério Público da Bahia passou a mediar a questão.

Obra seria realizada próximo ao terreiro. Foto: Alô Juca

Fonte ARATU ON

Loading

O conteúdo Mãe de santo denuncia ordem de despejo de terreiro na Cidade Nova aparece primeiro em Rádio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2025/02/18/mae-de-santo-denuncia-ordem-de-despejo-de-terreiro-na-cidade-nova/feed/ 0