Estação de Radio Yorùbá https://radioyoruba.com.br/ Emissora de Radio Yorùbá especializada em candomblé, umbanda e tudo relacionado a cultura afro brasileira Mon, 22 Apr 2024 11:34:36 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://radioyoruba.com.br/wp-content/uploads/2022/07/LOGO_RADIO_YORUBA_512-75x75.png Estação de Radio Yorùbá https://radioyoruba.com.br/ 32 32 Destrave Arquivos Teimosos com Facilidade https://radioyoruba.com.br/2024/04/22/destrave-arquivos-teimosos-com-facilidade/ https://radioyoruba.com.br/2024/04/22/destrave-arquivos-teimosos-com-facilidade/#respond Mon, 22 Apr 2024 11:34:36 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13285 Mais do que Destravar Arquivos Com “Destravar e Deletar”,” Destravar e Renomear”, “Destravar e Mover” e “Destravar e Copiar”, IObit Unlocker oferece maneiras mais fáceis de destravar e gerenciar seus arquivos e pastas para mantê-los seguros e disponíveis. Mais do que Destravar Arquivos Com “Destravar e Deletar”, ” Destravar e Renomear”, “Destravar e Mover” e […]

O conteúdo Destrave Arquivos Teimosos com Facilidade aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
Mais do que Destravar Arquivos
Com “Destravar e Deletar”,” Destravar e Renomear”, “Destravar e Mover” e “Destravar e Copiar”, IObit Unlocker oferece maneiras mais fáceis de destravar e gerenciar seus arquivos e pastas para mantê-los seguros e disponíveis.

Mais do que Destravar Arquivos
Com “Destravar e Deletar”, ” Destravar e Renomear”, “Destravar e Mover” e “Destravar e Copiar”, IObit Unlocker oferece maneiras mais fáceis de destravar e gerenciar seus arquivos e pastas para mantê-los seguros e disponíveis.

Você pode baixar pelo site oficial aqui

O conteúdo Destrave Arquivos Teimosos com Facilidade aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/04/22/destrave-arquivos-teimosos-com-facilidade/feed/ 0
Governo abafa escândalo da agressão do filho de Lula à ex-mulher https://radioyoruba.com.br/2024/04/07/governo-abafa-escandalo-da-agressao-do-filho-de-lula-a-ex-mulher/ https://radioyoruba.com.br/2024/04/07/governo-abafa-escandalo-da-agressao-do-filho-de-lula-a-ex-mulher/#respond Sun, 07 Apr 2024 18:55:18 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13279   O Planalto age fortemente para abafar a denúncia da médica Natália Schincariol à polícia contra Luís Cláudio, filho mais novo de Lula, por continuadas agressões físicas e morais. A omissão vergonhosa inclui parte da imprensa, em geral intolerante contra casos enquadrados na Lei Maria da Penha. Não houve qualquer reação oficial. Ministros da Mulher, […]

O conteúdo Governo abafa escândalo da agressão do filho de Lula à ex-mulher aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
 

Lula com o filho Luís Cláudio, acusado de agressão pela ex-companheira

O Planalto age fortemente para abafar a denúncia da médica Natália Schincariol à polícia contra Luís Cláudio, filho mais novo de Lula, por continuadas agressões físicas e morais. A omissão vergonhosa inclui parte da imprensa, em geral intolerante contra casos enquadrados na Lei Maria da Penha. Não houve qualquer reação oficial. Ministros da Mulher, da Justiça ou dos Direitos Humanos e nem a Presidência divulgaram frase, sequer nota, nem repudiaram o denunciado agressor de mulher.

Fonte:

CLÁUDIO HUMBERTO
PODER, POLÍTICA E BASTIDORES Com Tiago Vasconcelos e Rodrigo Vilela

O conteúdo Governo abafa escândalo da agressão do filho de Lula à ex-mulher aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/04/07/governo-abafa-escandalo-da-agressao-do-filho-de-lula-a-ex-mulher/feed/ 0
Anvisa libera vacina para prevenir bronquiolite em bebês https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/anvisa-libera-vacina-para-prevenir-bronquiolite-em-bebes/ https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/anvisa-libera-vacina-para-prevenir-bronquiolite-em-bebes/#respond Tue, 02 Apr 2024 13:26:11 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13272 Uma nova vacina para prevenir a bronquiolite em bebês foi liberada no Brasil pela Anvisa. É a Abrysvo, da empresa Pfizer, que combate o vírus sincicial respiratório. A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que pode afetar com gravidade crianças pequenas e bebês. O imunizante é indicado para crianças desde o nascimento até os 6 […]

O conteúdo Anvisa libera vacina para prevenir bronquiolite em bebês aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>

Foto arquivo

Uma nova vacina para prevenir a bronquiolite em bebês foi liberada no Brasil pela Anvisa. É a Abrysvo, da empresa Pfizer, que combate o vírus sincicial respiratório.

A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que pode afetar com gravidade crianças pequenas e bebês.

O imunizante é indicado para crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade. Mas, a vacina não é aplicada diretamente no bebê, é feita na mãe, no segundo ou terceiro trimestre da gestação.

O vice-presidente de Imunização da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Renato Kfouri, diz que a vacina se junta a outra que oferece anticorpos prontos diretamente para o bebê. As duas com eficiência acima de 80%. “Os dois têm mostrado nos estudos que permitiram o licenciamento de eficácia na prevenção, especialmente das formas graves pelo vírus essencial, muito boa. Acima de 80%”.

Segundo Renato Kfouri, a bronquiolite é uma das principais causas de hospitalização em crianças no primeiro ano de vida e 80% dos casos são causados pelo vírus sincicial respiratório. “Reduzir a carga da doença por VSR significa proteger estas crianças de hospitalização, de visitas aos serviços de emergência, de uso de antibióticos. E mais do que isso, o impacto do VSR muitas vezes se dá e não só na fase aguda, mas a longo prazo. Crianças infectadas precocemente muitas vezes desenvolvem uma sibilância, um chiado recorrente”.

 

De acordo com a Anvisa, foram observados efeitos colaterais como dor no local da vacinação, dor de cabeça e muscular. As evidências, no entanto, mostraram que os benefícios da vacina são maiores que os riscos.

Fonte: Agência Brasil

O conteúdo Anvisa libera vacina para prevenir bronquiolite em bebês aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/anvisa-libera-vacina-para-prevenir-bronquiolite-em-bebes/feed/ 0
O que é El Niño, porque as temperaturas ficarão elevedas? https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/o-que-e-el-nino-porque-as-temperaturas-ficarao-elevedas/ https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/o-que-e-el-nino-porque-as-temperaturas-ficarao-elevedas/#respond Tue, 02 Apr 2024 13:01:50 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13266 “O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano. Com a modificação do […]

O conteúdo O que é El Niño, porque as temperaturas ficarão elevedas? aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>

REUTERS/William Putman/NASA/Goddard (UNITED STATES

“O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.

Com a modificação do padrão de circulação atmosférica sobre o Pacífico, o El Niño é responsável por alterar a distribuição de umidade e as temperaturas em várias áreas do planeta.

Mas, o Instituto Nacional de Meteorologia informa que, como as águas do Oceano Pacífico aquecidas, o fenômeno El Niño ainda vai atuar no clima do país neste mês de abril. Isso quer dizer que será um período de escassez de chuva em algumas regiões; e índices acima da média em outras.

Justamente devido ao fenômeno, a temperatura segue acima da média para os 3 estados da Região Sul do país. Mas com o calor, estão previstas chuvas acima da média. Segundo o Inmet, não estão descartadas frentes frias e chuvas mais intensas, que podem causar transtornos.

Também estão previstos volumes de chuvas acima da média para o Sudeste e o centro-norte de Mato Grosso do Sul.

No Sudeste, nas áreas de menor altitude, haverá dias com picos de calor, mas sem as ondas intensas de aumento de temperatura que aconteceram no verão.

No Espírito Santo, onde as fortes chuvas das últimas semanas deixaram 13 municípios em emergência, com mais de 11 mil e seiscentas pessoas desalojadas e ao menos 20 mortos, o mês de abril deve ter indícios pluviométricos menos intensos.

O sistema de previsão do Inmet para o mês de abril indica tendência de chuva acima ou próxima da média na parte oeste da Região Norte, principalmente no sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins.

Para o estado de Roraima, que sofre com a escassez de chuva desde outubro do ano passado, com 14 dos 15 municípios em situação de emergência por causa da seca, a previsão é que os índices pluviométricos comecem a melhorar. Primeiro na parte sul do estado, avançando ao longo de abril para a região norte roraimense. A previsão é que neste mês chova entre 180 e 200 milímetros.

Nas regiões Norte e Nordeste as temperaturas vão ultrapassar os 26ºC em praticamente todos os dias de abril.

O conteúdo O que é El Niño, porque as temperaturas ficarão elevedas? aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/o-que-e-el-nino-porque-as-temperaturas-ficarao-elevedas/feed/ 0
Servidores da educação começam greve na quarta-feira https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/servidores-da-educacao-comecam-greve-na-quarta-feira/ https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/servidores-da-educacao-comecam-greve-na-quarta-feira/#respond Tue, 02 Apr 2024 08:52:49 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13261 Servidores da educação básica e técnica federal vão começar uma greve nacional, por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (3). O Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – afirma que o movimento tem adesão de 230 unidades de ensino em 18 estados. O sindicato afirma que a greve vai incluir professores […]

O conteúdo Servidores da educação começam greve na quarta-feira aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
Servidores da educação básica e técnica federal vão começar uma greve nacional, por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (3).

Foto Arquivo

O Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – afirma que o movimento tem adesão de 230 unidades de ensino em 18 estados.

O sindicato afirma que a greve vai incluir professores e funcionários técnicos-administrativos dos institutos federais, Colégio Pedro II, Instituto Nacional de Educação de Surdos e Instituto Benjamin Constant.

Os trabalhadores pedem recomposição salarial da inflação dos últimos anos, que varia de 22% a 34%, reestruturação das carreiras e revogação de normas aprovadas pelos governos anteriores. A proposta do governo federal é de reajuste de 9% dividido em dois anos: 2025 e 2026. Dessa forma, não haverá aumento neste ano.

Lucas Barbosa, coordenador geral do Sinasefe em Brasília defende uma carreira mais atrativa aos servidores.

Já os servidores técnico-administrativos das universidades federais começaram uma greve também por reajuste salarial no dia 11 de março. Já os professores dessas universidades têm indicativo de paralisação marcado para o dia 15 de abril.

Nessa quarta-feira também ocorre um dia nacional de paralisação de todos os servidores públicos federais, contra a proposta de reajuste zero do governo.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que no ano passado foi concedido reajuste linear em 9% para os servidores, sendo o primeiro dos últimos 8 anos.

Como parte desse processo, a pasta disse que foram abertas mesas específicas para tratar de algumas carreiras, como a dos trabalhadores da educação federal, e que vem atuando dentro do possível e dos limites orçamentários para atender às demandas.

Informações: Agencia Brasil

O conteúdo Servidores da educação começam greve na quarta-feira aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/04/02/servidores-da-educacao-comecam-greve-na-quarta-feira/feed/ 0
Parque de Esculturas Francisco Brennand reabre ao público https://radioyoruba.com.br/2024/04/01/parque-de-esculturas-francisco-brennand-reabre-ao-publico/ https://radioyoruba.com.br/2024/04/01/parque-de-esculturas-francisco-brennand-reabre-ao-publico/#respond Mon, 01 Apr 2024 21:39:10 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13256 Considerado um dos mais importantes museus a céu aberto do país, com um acervo de mais de 100 peças, o Parque de Esculturas Francisco Brennand reabriu esta semana para o público. O espaço localizado nos arrecifes do porto da capital pernambucana ganhou novo píer, banheiros, bicicletário e bancos, além de melhorias na estrutura física e […]

O conteúdo Parque de Esculturas Francisco Brennand reabre ao público aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
Considerado um dos mais importantes museus a céu aberto do país, com um acervo de mais de 100 peças, o Parque de Esculturas Francisco Brennand reabriu esta semana para o público.

Prefeitura do Recife entrega Parque de Esculturas totalmente requalificado

O espaço localizado nos arrecifes do porto da capital pernambucana ganhou novo píer, banheiros, bicicletário e bancos, além de melhorias na estrutura física e restauro das peças de arte, além da recomposição de outras obras que foram quebradas ou furtadas. A requalificação custou aos cofres públicos mais de R$ 9 milhões.

Segundo a prefeitura do Recife, o Parque agora terá guaritas de segurança com vigilância 24 horas, monitoramento por câmeras de segurança e uma sede administrativa para impedir vandalismos no ponto turístico.

O artista plástico Jobson Figueiredo, co-autor das obras e único artista autorizado a restaurar peças de Brennand, fala do resgate para além das obras. “Falar nesse cartão postal, falar no Brené Eterno, nós estamos falando na nossa cultura que tem que ser eterna, que tem que ser respeitada, a nossa identidade com o cidadão. Então nós, ao refazermos tudo isso, nós temos que entender que estamos reconstruindo a nossa própria memória. É com muito trabalho nós conseguimos fazer”.

O Parque, que tem uma área de 2,6 mil km2, é composto por obras do artista plástico Francisco Brennand, falecido em 2019, que contam, de maneira simbólica através de elementos artísticos, parte da história pernambucana. Ele foi inaugurado como comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Entre as obras, se destacam a Coluna de Cristal, um totem de 32 metros de altura, com flores confeccionadas em bronze, inspirada em uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx. Outras peças do acervo são ovos, pelicanos, atobás, totens e a escultura da serpente marinha de 22 metros.

Durante a reabertura do parque, a filha de Franciso Brennand, Maria Helena, relembrou o sentimento do pai ainda durante a concepção das obras que iriam ocupar o espaço. “Porque eu sei da importância desse trabalho na vida do meu pai. Trabalhei com ele durante 35 anos. Quem conhecia o papai [sabe que] ele era uma pessoa que quando ele se entusiasmava pelo projeto ele não media esforços. Então ele se apaixonou pelo molhe. Ele se dedicou de corpo e alma para todas essas esculturas, uma a uma. E ele dizia, eu vou criar meu próprio paraíso, paraíso mitológico, cheio de simbolismos, de cristas, de ídolos”.

O parque vai funcionar de terça a sexta, das 10h às 17h, e sábado e domingo das 9h às 18h, com acesso gratuito. A chegada ao local deve ser feita, preferencialmente, pelo rio Capibaribe, através de catamarã ou pelo serviço de barqueiros que realizam a travessia do Marco Zero até o espaço.

Por Madson Euler – repórter da Rádio Nacional – São Luíz

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias – Radio Agencia /

O conteúdo Parque de Esculturas Francisco Brennand reabre ao público aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/04/01/parque-de-esculturas-francisco-brennand-reabre-ao-publico/feed/ 0
Carioca atacada na Alemanha fala sobre agressões e racismo no país europeu: ‘Crime de ódio’ https://radioyoruba.com.br/2024/03/31/carioca-atacada-na-alemanha-fala-sobre-agressoes-e-racismo-no-pais-europeu-crime-de-odio/ https://radioyoruba.com.br/2024/03/31/carioca-atacada-na-alemanha-fala-sobre-agressoes-e-racismo-no-pais-europeu-crime-de-odio/#respond Sun, 31 Mar 2024 11:41:54 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13249 A ativista negra Gabi Monteiro e o namorado Dominik Haushahn foram alvos de ataques racistas e agressões físicas em março de 2023. Em fevereiro desse ano, três suspeitos do grupo de oito pessoas que atacaram o casal se entregaram à polícia alemã. Neste sábado (30), ela postou um desabafo sobre o caso. A ativista negra […]

O conteúdo Carioca atacada na Alemanha fala sobre agressões e racismo no país europeu: ‘Crime de ódio’ aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
A ativista negra Gabi Monteiro e o namorado Dominik Haushahn foram alvos de ataques racistas e agressões físicas em março de 2023. Em fevereiro desse ano, três suspeitos do grupo de oito pessoas que atacaram o casal se entregaram à polícia alemã. Neste sábado (30), ela postou um desabafo sobre o caso.

A ativista negra Gabi Monteiro e o namorado Dominik Haushahn foram alvos de ataques racistas e agressões físicas em março de 2023. — Foto: Reprodução redes sociais

A ativista negra e designer carioca, Gabi Monteiro, que há cinco anos mora em Berlim, na Alemanha, fez um forte relato sobre os ataques racistas que sofreu em uma estação de metrô da capital alemã.

No último sábado (30), a carioca comentou em suas redes sociais sobre os ataques que sofreu em março de 2023. Na ocasião, ela e o namorado, Dominik Haushahn, viram um grupo de oito pessoas fazendo piadas sobre seu cabelo, provocando e humilhando a brasileira por conta da cor de sua pele.

Além dos atos racistas, seu companheiro acabou agredido fisicamente, após tentar impedir as humilhações. Para Gabi, as cicatrizes psicológicas provocadas pelos ataques ainda causam dor.

“Essa covardia que nos aconteceu foi um crime de ódio, com temática racista e sexista e precisa ser nomeada como tal. Foi o pior momento da minha vida”, escreveu Gabi.

Segundo o jornal alemão Berliner Zeitung, três dos oito suspeitos de atacarem o casal se entregaram à polícia no último dia 27 de fevereiro.

Crime no metrô
Conforme a imprensa alemã e os relatos de Gabi Monteiro, os ataques aconteceram no dia 26 de março de 2023, na estação de metrô Alexanderplatz.

Por volta das 18h, o casal seguia em direção a região de Hermannstrasse, quando perceberam a presença no vagão de um grupo de oito jovens. Gabi contou que um dos integrantes do grupo começou a fazer piadas sobre ela em voz alta. Eles começaram a rir, quando um deles se aproximou e fez comentários agressivos sobre o cabelo da brasileira.

“Um grupo de 8 pessoas entrou e começou a rir alto, zombando de mim, fazendo comentários agressivos sobre minha aparência e meu cabelo. Quando um homem apontou a câmera do celular na minha cara e disse: ‘Vou tirar uma foto dela'”, relembrou.
Já irritada, Gabi recusou a foto e enfrentou o homem que insistia em zombar dela de forma racista.

“Todo o grupo começou a nos assediar e a ameaçar. O homem tentou mais duas vezes tirar uma selfie comigo. Após sua terceira tentativa, tentei tirar o telefone de sua mão. O grupo dizia coisas agressivas como: ‘Em Berlim as coisas não são assim'”, contou Gabi.

Agressão física
A coisa piorou quando o vagão do metrô chegou a estação Alexanderplatz. Nesse momento, a brasileira e o namorado tentaram deixar o trem. Contudo, três homens do grupo foram na direção deles para agredi-los com socos e chutes.

“Outros três homens do grupo perseguiram meu parceiro até a plataforma, atingindo-o com vários socos no rosto, até que ele ficou coberto de sangue. Os agressores só pararam porque um estranho interveio”, escreveu Gabi em sua conta no Instagram.

Gabi registrou parte do grupo de oito pessoas que atacaram o casal no metrô — Foto: Reprodução redes sociais

A ação covarde dos jovens contou ainda com a ajuda de mais duas mulheres que ficaram segurando as portas do metrô para que os homens que atacaram o namorado de Gabi pudessem voltar e fugir da estação. “Uma experiência horrível”, lembrou Gabi.

“O grupo que nos atacou foi sexista, pois ao me identificarem como mulher me objetificaram, gritando sobre meu cabelo, que é uma parte do meu corpo que não cabe a ninguém categorizar. Eles falaram de mim como se eu estivesse lá para divertimento deles”, analisou.
Medo e depressão
Os ataques não deixaram apenas marcas físicas em Gabi e em seu namorado. A brasileira relatou que o ódio daquele grupo fez com que ela tivesse medo de andar pelas ruas de Berlim.

“(…) Eles devem ser identificados e responsabilizados pelos crimes de ódio, racismo, sexismo e agressão física, pelos danos psicológicos, como depressão, ansiedade e medo que venho sofrendo desde então”, cobrou a carioca.

Na opinião de Gabi, essa é uma realidade que afeta a sociedade alemã. Para ela, o país precisa falar mais sobre o racismo e deve punir as pessoas que agem dessa forma.

“A desumanização, objetificação e colocação de pessoas negras em um local de entretenimento não é uma ocorrência recente, mesmo antes de o regime nazista se estabelecer na sociedade alemã”

“A Alemanha é o país que escolhi para viver e me proporcionou momentos maravilhosos, mas há pouca discussão pública crítica sobre o que gera tantos crimes de ódio neste país. Não somos todos iguais. Devemos respeitar as diferenças de cada indivíduo. O grupo que nos atacou precisa aprender a tolerar e respeitar a todos”, completou Gabi Monteiro.

O conteúdo Carioca atacada na Alemanha fala sobre agressões e racismo no país europeu: ‘Crime de ódio’ aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/03/31/carioca-atacada-na-alemanha-fala-sobre-agressoes-e-racismo-no-pais-europeu-crime-de-odio/feed/ 0
Templo de Umbanda é invadido e vandalizado em Sepetiba https://radioyoruba.com.br/2024/03/28/templo-de-umbanda-e-invadido-e-vandalizado-em-sepetiba/ https://radioyoruba.com.br/2024/03/28/templo-de-umbanda-e-invadido-e-vandalizado-em-sepetiba/#respond Thu, 28 Mar 2024 09:51:14 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13241 ‘Nunca imaginamos que seremos a próxima vítima’, diz pai de santo Cerca de um mês antes, criminosos invadiram o local e roubaram uma bomba d’água. Zelador acredita que furto foi para prejudicar o funcionamento do local. A Polícia Civil do Rio investiga um caso de intolerância religiosa em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio. Na […]

O conteúdo Templo de Umbanda é invadido e vandalizado em Sepetiba aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
‘Nunca imaginamos que seremos a próxima vítima’, diz pai de santo

Cerca de um mês antes, criminosos invadiram o local e roubaram uma bomba d’água. Zelador acredita que furto foi para prejudicar o funcionamento do local.

A Polícia Civil do Rio investiga um caso de intolerância religiosa em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio. Na última sexta-feira (22), fiéis do Centro Espírita Ogum Beira Mar encontraram o terreiro de umbanda revirado e com imagens de santos quebradas.

O zelador e pai de santo do local conta que, cerca de um mês antes, criminosos usaram um terreno vizinho para invadir o local e roubar uma bomba d’água.

“Eu não achei que seria intolerância. Pensei que era um furto comum. Tivemos até eventos cancelados devido à falta d’água. Mas, depois da segunda invasão, eu vi que roubaram a bomba para que a gente não tivesse como cultuar”, conta Andrigo Filipe da Cruz Morgado.

Na manhã de sexta (22), uma fiel encontrou o local completamente revirado. Imagens que ficam no congá (altar) estavam derrubadas, e outras estátuas de santos jogadas pelo salão.

Além disso, um trabalho de misericórdia que pedia pela saúde de fiéis, que estava no congá, foi remexido e desfeito.

“A segunda invasão foi pior do que se tivessem roubado. O custo emocional é muito triste, eu estou desolado. A gente vê matérias sobre isso, mas nunca imaginamos que seremos as próximas vítimas”, lamenta o pai de santo.

O caso foi registrado na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância).

O conteúdo Templo de Umbanda é invadido e vandalizado em Sepetiba aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/03/28/templo-de-umbanda-e-invadido-e-vandalizado-em-sepetiba/feed/ 0
Iyálorixá sofreu intolerância religiosa por motorista de aplicativo. https://radioyoruba.com.br/2024/03/27/iyalorixa-sofreu-intolerancia-religiosa-por-motorista-de-aplicativo/ https://radioyoruba.com.br/2024/03/27/iyalorixa-sofreu-intolerancia-religiosa-por-motorista-de-aplicativo/#respond Wed, 27 Mar 2024 11:24:25 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13234 Motorista respondeu mensagens com expressões religiosas e cancelou a corrida. Mãe de Santo registrou um boletim de ocorrência. A mãe de santo Lúcia Oliveira, líder de um terreiro de Candomblé em João Pessoa, denunciou nas redes sociais ter sido alvo de intolerância religiosa por um motorista de aplicativo. O caso aconteceu nesta segunda-feira (25). A […]

O conteúdo Iyálorixá sofreu intolerância religiosa por motorista de aplicativo. aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
Motorista respondeu mensagens com expressões religiosas e cancelou a corrida. Mãe de Santo registrou um boletim de ocorrência.

Mãe de santo denuncia ter sofrido intolerância por motorista de carro por aplicativo, em João Pessoa — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A mãe de santo Lúcia Oliveira, líder de um terreiro de Candomblé em João Pessoa, denunciou nas redes sociais ter sido alvo de intolerância religiosa por um motorista de aplicativo. O caso aconteceu nesta segunda-feira (25). A mulher pediu uma corrida saindo do terreiro, o motorista encaminhou uma mensagem com expressões religiosas, dizendo que não iria, e na sequência cancelou. Um boletim de ocorrência foi registrado contra o motorista.

O motorista presta serviço para a Uber. Em nota, a empresa afirmou que não tolera qualquer forma de discriminação e, em casos dessa natureza, encoraja a denúncia tanto pelo próprio aplicativo quanto às autoridades competentes. A Uber também disse que se coloca à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei. Além disso, afirma que tem compromisso em promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o aplicativo.

Segundo a sacerdotisa, uma integrante do terreiro solicitou um carro de aplicativo para leva-lá a uma consulta médica de urgência. Ela explicou, por mensagem, que o endereço se tratava do local religioso para ajudar o motorista a se localizar.

O motorista, identificado no aplicativo como Leonardo, respondeu por mensagem: “Sangue de Cristo tem poder, quem vai é outro kkkkk tô fora”. A corrida foi cancelada em seguida.

Motorista da Uber utilizou expressões religiosas para recusar corrida de mãe de santo, em João Pessoa — Foto: Reprodução/Redes sociais

A mãe de santo disse que quando viu a mensagem teve um aumento de pressão e, depois que outro motorista aceitou a corrida, chegou na consulta médica passando mal.

“A gente se sente muito menosprezada enquanto ser humano, entendeu? Eu gostaria que nenhum pai e mãe de santo passasse pelo que passei. A gente se sente muito mal numa situação dessa. A gente se sente ninguém na realidade”, concluiu.

A líder religiosa registrou boletim de ocorrência na tarde desta segunda-feira (25), na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Homofóbicos, Étnicos-raciais e Delitos de Intolerância Religiosa de João Pessoa.

Cancelamentos constantes
Lúcia Oliveira disse ao g1 que os motoristas de carro por aplicativo costumam cancelar as corridas quando são avisados que o endereço é de um terreiro de Candomblé. Segundo ela, os filhos de santo solicitam as corridas para a esquina do templo religioso para serem aceitas.

“Para vir um Uber para cá é, no mínimo, três cancelamentos, porque a gente avisa que é um terreiro já para evitar problema, então eles cancelam. Tudo bem, ninguém é obrigado, agora o cara cancelou a 200 metros do terreiro e simplesmente dá essa resposta. Isso aí é uma agressão muito grande, sabe? Eu, desde que me entendo por gente, que acontece isso comigo, só que a gente não pode mais calar perante tanta injustiça, tanta coisa que o pai e mãe de santo têm passado por conta desse tipo de pessoa”, afirmou a sacerdotisa.

O delegado Marcelo Falcone, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Homofóbicos, Étnicos-Raciais e Delitos de Intolerância Religiosa, explicou que foi coletada a prova técnica, que consiste na captura de tela da conversa. Em seguida, serão ouvidas as testemunhas e, por fim, o acusado será localizado para ser formalmente indiciado.

“Eu espero, através do boletim de ocorrência que fiz, que isso não passe despercebido pelos órgãos competentes, porque a gente não aguenta mais. A gente tá dizendo que os intolerantes não passaram. A gente não aguenta mais e estamos esperando que a Justiça da Paraíba seja feita”, disse Lúcia Oliveira.

Fonte G1

O conteúdo Iyálorixá sofreu intolerância religiosa por motorista de aplicativo. aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/03/27/iyalorixa-sofreu-intolerancia-religiosa-por-motorista-de-aplicativo/feed/ 0
20 mortos, após temporal no ES. https://radioyoruba.com.br/2024/03/26/20-mortos-apos-temporal-no-es/ https://radioyoruba.com.br/2024/03/26/20-mortos-apos-temporal-no-es/#respond Tue, 26 Mar 2024 12:27:16 +0000 https://radioyoruba.com.br/?p=13226 Chuva intensa no Sul do Espírito Santo no final de semana deixou mortos em duas cidades. Treze municípios estão em estado de emergência. Veja quem são as vítimas e a situação na região. Mortes e destruição. Esse é o cenário de várias cidades do Sul do Espírito Santo após um forte temporal entre a noite […]

O conteúdo 20 mortos, após temporal no ES. aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
Chuva intensa no Sul do Espírito Santo no final de semana deixou mortos em duas cidades. Treze municípios estão em estado de emergência. Veja quem são as vítimas e a situação na região.

Foto Arquivo

Mortes e destruição. Esse é o cenário de várias cidades do Sul do Espírito Santo após um forte temporal entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23). A tragédia no estado deixou aos menos 20 mortos, 7 desaparecidos e mais de sete mil pessoas fora de casa. O governo do estado decretou situação de emergência em 13 municípios.

A Defesa Civil Estadual divulgou o boletim nesta terça-feira (26) e uma hora depois atualizou o número de desaparecidos de seis para sete. Todos os desaparecidos são da cidade de Mimoso do Sul.

Muitas famílias perderam tudo. A força da água foi grande. Quebrou muros, derrubou paredes de residências, invadiu lojas, escolas e prédios públicos, arrastou carros e caminhões. Além de vidas perdidas, o prejuízo passa pela perda de roupas, móveis e documentos. Nos locais mais afetados, também há registros de falta de energia, água e até comida.

Por Thibinha – Obra do próprio, Domínio público,

Serviços básicos foram atingidos, como postos de saúde e escolas. Cidades e comunidades também ficaram isoladas. Durante o temporal, entre sexta e sábado, algumas cidades chegaram a registrar mais de 300 milímetros de chuva no acumulado de 24 horas, mais do que o dobro do que estava previsto para todo o mês de março.

Equipes da Defesa Civil estadual e também de cada município afetado ainda estavam, até esta segunda-feira (25), realizando resgates. Havia dificuldades em fazer levantamentos totais de estragos, isso porque em muitos locais o acesso ainda estava complicado.

Mortes
Mimoso do Sul foi a cidade mais prejudicada pela chuva. Por lá, foram ao menos 18 mortes. Outras sete pessoas estão desaparecidas no município, segundo a Defesa Civil estadual.

Entre os mortos que tiveram a identidade confirmada na cidade, cinco eram moradores de uma Casa de Idosos. São eles:

Davi Gomes da Silva, 51 anos
Gilda Hastenreiter Leite Chalito, 50 anos
Ester Santanna dos Santos, 26 anos
Flávia Barboza Almeida, 20 anos
João Carlos Alves Ferreira, 58 anos
Além das vítimas da Casa de Idosos, as outras 12 vítimas identificadas são:

Adair Antônia Fernandes Medeiros, 43 anos
Leonardo Fernanes Medeiros de Souza, 6 anos
Denise Beraldes Mendes
Lorena Moraes Miguel, 17 anos
Luzia Catarina de Souza Gonçalves
Rosa Tome Poldi
Antonio Marcos Fernandes de Souza
Nelson Martins
Rodrigo Moraes Miguel, 23 anos
Sergio Luiz de Souza
Regina Montella Vançato
Denise Ramos Vançato
Heloísa Cornélio Pastor, 8 anos

Vítimas da tragédia da chuva no Sul do Espírito Santo — Foto: Reprodução

Já em Apiacá, cidade vizinha a Mimoso, duas mortes foram confirmadas. São elas:

Clara Treggi Moutinho, de 87 anos
José Ricardo de Oliveira Queiroz, 64 anos

Ainda segundo a Polícia Científica do estado, a vítima Ester Santána dos Santos e João Carlos Alves Ferreira não possuem familiares e estão aguardando liberação judicial para sepultamento.

A polícia não divulgou a idade de todos os mortos confirmados e orientou apenas que possíveis familiares compareçam ao local para iniciar o processo de checagem da identidade e liberação.

Por Viviane Lopes, Vitor Ferri, g1 ES – 26/03/2024 06h33

O conteúdo 20 mortos, após temporal no ES. aparece primeiro em Estação de Radio Yorùbá.

]]>
https://radioyoruba.com.br/2024/03/26/20-mortos-apos-temporal-no-es/feed/ 0