Taking too long? Close loading screen.
Obrigado pela sua visita!
Seja bem vindo!
Carregando
Aqui só toca curimba!
Seu lugar certo!

Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Current track

Title

Artist


PARAUAPEBAS: Umbanda e Candomblé se reúnem para fortalecer religiões de matriz africana

Written by on 19/03/2024

Foto Reprodução – www.folhadobico.com.br

Palestras, apresentações culturais e oficinas atraíram centenas de pessoas durante o evento, que este ano teve como tema “Minha religião e minha raça não são motivos para sua violência”. A programação que reuniu comunidades do Pará e do Maranhão, nos dias 14, 15 e 16 de março.

Mãe Vanessa, regente do Tempo Águas de Oxum daqui de Parauapebas falou sobre a importância de espaços de discussão como este. “O Encontro foi criado exatamente para a gente quebrar alguns tipos de barreiras que existiu no decorrer dos anos. Vamos dizer que de 2019 para cá, o município tem vivido situações que a gente viu a necessidade de mostrar pra sociedade que a nossa religião ela não é de demônio, e muito pelo contrário, nós pregamos muita caridade, o amor ao próximo e a gente está trazendo para a sociedade exatamente o conhecimento sobre as religiões, por meio de oficinas e palestras”, enfatiza, Mãe Vanessa.

Ao todo, o evento reuniu mais de 500 pessoas de diversos municípios do Pará, como Belém, Ananindeua, Baião e também de São Luís, capital do Maranhão.

O presidente da Federação Espírita e Umbandista dos Cultos Afro-brasileiros do Estado do Pará (FEUCABEP), José Carlos Gadelha, disse: “É um evento de grande magnitude é sempre complicado, mesmo com todas as parcerias, porque existem situações que acontecem no desenvolver do projeto. A gente tá muito feliz em participar desse segundo encontro, porque é um encontro que vai fortalecer as questões pertinentes as religiões de matriz africana”, destaca o presidente da Federação.

Já Tânia Regina Doussochet, vice-presidente da Federação agradeceu a parceria da Prefeitura de Parauapebas. “Eu tenho certeza de que esse encontro será muito mais proveitoso. Nós estamos juntos contra a intolerância religiosa e o preconceito. É nosso intuito agregar as pessoas para esclarecer que nossa religião é de Deus sim, que vai trazer muito desenvolvimento espiritual e o fortalecimento familiar”, relata, Tânia.

A entidade ressaltou que o Pará tem mais de cinco mil Casas de Umbanda e Candomblé, entre elas a Casa Teucy que hoje é dirigida por Yacira Jesus Gonçalves de Souza. “Eu sou herdeira de uma casa onde o meu avô, Airton Soeiro, que fundou a Federação Espírita de Umbanda em Belém. A nossa Casa tem mais de 77 anos. É a segunda vez que eu venho a Parauapebas e o que sinto é gratidão por ações de respeito como esta, que trazem a liberdade de expressão, liberdade de crença, liberdade de amar e viver”, destaca Mãe Yacira.

Fonte: www.folhadobico.com.br

Loading


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *