Taking too long? Close loading screen.
Obrigado pela sua visita!
Seja bem vindo!
Carregando
Aqui só toca curimba!
Seu lugar certo!

Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista


Unicamp e Ufscar se unem para oferecer vestibular indígena a partir de 2022

Radio Yorubá
Radio Yorubá
Unicamp e Ufscar se unem para oferecer vestibular indígena a partir de 2022
Loading
/

As inscrições gratuitas devem ser realizadas por meio do site da Comvest, entre os dias 13 de dezembro e 20 de janeiro

RedaçãoBrasil de Fato | São Paulo (SP) | 14 de Dezembro de 2021 às 11:06

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) unificaram a seleção para o ingresso de estudantes indígenas a partir do próximo ano. Portanto, as inscrições para o vestibular de ambas as universidades devem ser realizadas por meio da Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest).  

Para concorrer às vagas do próximo ano letivo, os candidatos devem realizar a inscrição entre os dias 13 de dezembro de 2021 e 20 de janeiro de 2022, indicando até dois cursos, um em cada universidade.  

O edital com as regras, o calendário completo e as vagas por curso pode ser encontrado no site de cada instituição separadamente.  

No dia do exame, os candidatos devem levar a documentação especificada nos editais para comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro.

Os estudantes também devem ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal) ou em escolas indígenas oficialmente reconhecidas ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais, por exemplo, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

No total, cada universidade oferece 130 vagas. Caso seja selecionado, o estudante deve comprovar que atende a todos os requisitos por meio de documentos. 

A prova, que será realizada em 13 de março de 2022, será aplicada nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).  

O exame será composto por uma redação e questões de múltipla escolha sobre Linguagens e códigos (14 questões), Ciências da Natureza (12 questões), Matemática (12 questões) e Ciências Humanas (12 questões). 

Além desta prova, os candidatos ao curso de Licenciatura em Música deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas na área, com o envio eletrônico de vídeos pela página da Comvest, entre os dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro. 

Edição: Letícia Viola