Estação de esqui na França fecha por falta de neve
Written by Eduardo de Oxalá on 22/02/2024
A temperatura registradas nos últimos dias são consideradas altas para o inverno.
A estação de esqui na Cordilheira dos Pireneus foi fechada por falta de neve. O sul da França vem registrando altas temperaturas nos últimos dias, mesmo no meio do inverno. Nesta quarta-feira (21), a estação de esqui registrou temperatura mínima de 7°C e máxima de 14°C. A expectativa é de que as temperaturas caiam.
La Sambuy, uma cidade que sugere um destino de esqui familiar perto de Mont Blanc, nos alpes franceses, decidiu desmontar seus teleféricos porque o aquecimento global encurtou a temporada de esqui para apenas algumas semanas, o que significa que já não é rentável mantê-los abertos.
“Antes, costumava nevar praticamente desde primeiro de dezembro até 30 de março”, disse o prefeito de La Sambuy, Jacques Dalex.
No inverno passado, porém, houve apenas “quatro semanas de neve e, mesmo assim, pouca neve”, acrescentou. Isso significava que “muito rapidamente pedras e rochas apareceram na pista”.
Capaz de abrir por menos de cinco semanas durante janeiro e fevereiro, Dalex disse que o resort prevê um prejuízo operacional anual de cerca de 500 mil euros (cerca de R$ 2,5 milhões). Manter os elevadores sozinho custa 80 mil euros (cerca de R$ 415 mil) por ano.