Taking too long? Close loading screen.
Obrigado pela sua visita!
Seja bem vindo!
Carregando
Aqui só toca curimba!
Seu lugar certo!

Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Current track

Title

Artist


“As artes cênicas negras estão presentes no cotidiano do povo baiano”, afirma professor

Written by on 16/12/2021

Nas periferias, universidades, palcos, ruas, redes virtuais e tantos outros lugares o povo negro cria e recria sua arte
Elen Carvalho Brasil de Fato | Salvador (BA) | 29 de Novembro de 2021 às 18:12

Nas periferias, universidades, palcos, ruas, redes virtuais e tantos outros lugares o povo negro cria e recria suas artes. Os exemplos de expressões artísticas negras baianas são vastos e acontecem o ano todo. Neste mês de novembro, alguns festivais reúnem artistas e grupos para compartilharem suas criações e reflexões sobre a prática. Um exemplo é o Fórum Negro de Arte e Cultura da Universidade Federal da Bahia, que teve sua quinta edição na neste mês.

Lau Santos é artista, professor e pesquisador das epistemologias negro-africanas brasileiras e indígenas no contexto das artes da cena. Ele conta qual o papel das artes cênicas negras para a população baiana. “As artes cênicas negras estão presentes no cotidiano do povo baiano, do povo negro brasileiro. Quando a gente fala em artes cênicas negras, estamos falando em corporeidades, em corporalidades. Então a dança, o teatro, as artes visuais, a música, todos esses elementos cênicos estão presentes nas manifestações cotidianas da Bahia, como o candomblé, capoeira, negro fugido”.

Lau Santos destaca algumas expressões artísticas negras da atualidade e o diálogo que estabelecem entre realidades periféricas e a ancestralidade. “Essas experiências artísticas estão diretamente relacionadas a uma população negra que, com as novas tecnologias digitais, estão conseguindo mostrar suas inquietações e suas relações com a ancestralidade. Então o cinema aparece forte, um teatro que é de corpo, que dança, que canta, uma arte visual que é performance, que fala das culturas ancestrais importantes da cultura afro-brasileira. O futuro que a gente pode projetar é que as tecnologias vieram para ficar e elas vão difundir esses trabalhos que estavam invisibilizados”, completa.

Loading

Tagged as

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *