Carnaval 2026: Portela escolhe samba para reverenciar Príncipe Custódio, responsável pela estruturação do Batuque, religião de matriz africana.
Escrito por Eduardo de Oxalá em 28/09/2025
Maior campeã da folia carioca, escola de Madureira tenta romper um jejum de nove anos sem títulos

Portela encerrou os desfiles das escolas de samba do Carnaval carioca • Eduardo Hollanda/Rio Carnaval
A Portela escolheu, na sexta-feira (26), o samba-enredo que embalar seu desfile na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026. A maior campeã da folia carioca prestará uma homenagem a Príncipe Custódio, apontado como o principal responsável pelo batuque, religião de matriz africana do Rio Grande do Sul.
A obra escolhida foi composta por Valtinho Botafogo, Raphael Gravino, Gabriel Simões, Braga, Cacau Oliveira, Miguel Cunha e Dona Madalena.
No próximo desfile, a Portela fará uma homenagem a Custódio Joaquim de Almeida, mais conhecido como Príncipe Custódio. Figura histórica e espiritual do Benin, na África, ele marcou a cultura afro gaúcha no século 19. Ainda hoje, o homenageado é apontado como o principal responsável pela estruturação do Batuque, religião de matriz africana local.
Batizado de “O Mistério do Príncipe do Bará – A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, o enredo assinado por André Rodrigues busca romper a centralização de narrativas afro-brasileiras no eixo Rio-Bahia, explorando assim a força da ancestralidade na região do sul.
No Carnaval deste ano, a Portela prestou um tributo a Milton Nascimento, conquistou 269,4 pontos e terminou a apuração na quinta colocação. Em 2026, a Águia Altaneira tenta conquistar seu 23º título na folia carioca e romper um jejum de nove anos sem vitórias em Madureira. Ela será a terceira agremiação a desfilar no domingo de Carnaval (16 de fevereiro), data em que Niterói, Imperatriz e Mangueira também cruzam a Sapucaí.
Ouça o samba-enredo da Portela para o Carnaval de 2026