Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Escola Virtual do Artesanato da Bahia” lança cursos online e gratuitos nesta terça-feira (25)

Escrito por em 25/10/2022

Publicado: 25 de outubro de 202213:00Atualizado: 02:13 Autor: Notícia Preta

A Escola Virtual do Artesanato da Bahia, plataforma virtual de aprendizagem, lança nesta terça-feira (25), no canal oficial do programa no YouTube diversos cursos online e gratuitos para artesãs e artesãos. O espaço virtual atenderá aos municípios baianos, através da oferta de qualificação para artesãs e artesãos que desejam aprimorar seus conhecimentos e potencializar os seus empreendimentos.

A plataforma, totalmente gratuita, oferecerá cursos online intensivos e oficinas. O acesso estará disponível em horário integral, através de dispositivos móveis, computadores, tablets ou notebooks. O objetivo é qualificar as artesãs e artesãos, certificados pela Coordenação de Fomento ao Artesanato, nas diversas áreas da cadeia criativa e produtiva do artesanato.

Cursos especializados em artesanato da Bahia / Foto: Divulgação

A partir desta terça, estão disponíveis os cursos online do Qualificar para Empreender – Ano II, com formações que atendem aos conteúdos relacionados à Inclusão Digital, Cultura e Identidade, Artesanato da Bahia, Design e Criatividade, Comunicação e Divulgação, Gestão Financeira e Precificação, Mercado e Venda e Participação Política e Associativismo.

Com carga horária que varia entre 10 e 20h, os cursos foram desenvolvidos por educadores especialistas nas temáticas. Os conteúdos programáticos englobam videoaulas, atividades complementares, atividades interativas e vídeos. O participante deverá atingir a frequência mínima para receber seu certificado.

Além das aulas, os participantes da Escola Virtual poderão participar de seleções para mentorias semipresenciais com especialistas em design, mercado e comunicação, como também poderão se inscrever para os cursos intensivos presenciais.

As artesãs e artesãos cadastrados na plataforma poderão acessar os conteúdos certificados e de qualidade em casa ou de qualquer lugar.

A Escola Virtual do Artesanato da Bahia faz parte do Programa de Qualificação do Artesanato da Bahia, desenvolvido pela Coordenação de Fomento ao Artesanato, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.

“Com base no sucesso da primeira edição, apresentamos ao público a segunda edição do Curso Qualificar para Empreender agora nesta plataforma que amplia as possibilidades de formação permanente para artesãs e artesãos, a nossa Escola Virtual Artesanato da Bahia. Esta é uma condição para tornar o nosso artesanato cada vez mais competitivo e assim ampliar o alcance dos mercados”” afirma Ângela Guimarães coordenadora de fomento ao Artesanato da Bahia.

Para Geise Oliveira, Coordenadora de Qualificação da Associação Fábrica Cultural, a Escola Virtual representa um passo importante para a consolidação do Artesanato da Bahia como política pública. “A partir dela, vamos estimular ainda mais a qualificação e a potencialização dos empreendimentos geridos por homens e mulheres que fazem do artesanato a sua fonte de renda sem perder a sua referência identitária”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *