Artemis I: Nasa lança foguete em direção à Lua
Escrito por Eduardo de Oxalá em 16/11/2022
Por Radio Yorùbá
Artemis I: Após complicações de última hora, Nasa lança foguete em direção à Lua.
Pouco antes do lançamento, um vazamento de hidrogênio líquido na plataforma e um dos radares teve que ser trocado pelos engenheiros da agência.
Após dois adiamentos e alguns contratempos de última hora, a Nasa enfim lançou o foguete SLS, da missão Artemis I, em direção à Lua. O primeiro horário de lançamento não foi cumprido, mas a agência espacial americana conseguiu reparar os defeitos dentro da “janela de lançamento” de duas horas. Pouco antes do horário inicial previsto, os engenheiros tiveram de consertar falhas técnicas que ameaçavam estragar a festa novamente.
Primeiro foi um vazamento que forçou a interrupção do fluxo de hidrogênio líquido na plataforma móvel. Logo depois apareceu um novo problema, agora em um dos radares. Por volta de 2h, o New York Times estimou que o tempo gasto nos reparos poderia “fechar a janela de lançamento” e forçar um novo adiamento porque teriam consumido mais do que os 15 minutos previstos inicialmente.
Assista todo o lançamento:
Amantes do espaço se reuniram na Flórida para assistir ao lançamento do foguete SLS, o mais poderoso do mundo, na terceira tentativa de realizar a operação. Na última quarta-feira, o lançamento foi suspenso por causa da chegada da tempestade tropical Nicole ao estado. O evento pôde ser acompanhado nas redes sociais e no canal de Youtube da Nasa. A missão não tripulada levará os Estados Unidos a um novo passo para o retorno de astronautas à Lua cinco décadas depois que humanos caminharam pela última vez na superfície lunar.
A previsão é que, a partir de 2025, a Nasa envie astronautas para uma estadia de uma semana perto do polo sul da Lua, com uma tripulação que incluirá a primeira mulher e a primeira pessoa negra a pisarem no satélite da Terra. O foguete SLS leva uma cápsula sem astronautas e seu sucesso é um teste crucial para os planos da agência espacial americana.
— Este foguete custou muito suor e lágrimas — disse o chefe da NASA, Bill Nelson, na terça-feira. — Isso nos permitirá voar para a Lua e voltar após décadas — disse ele.