Tempestade nos EUA deixa onze mortos e milhares sem energia
Escrito por Eduardo de Oxalá em 25/12/2022
País atingiu recorde de temperatura mínima em alguns lugares
Uma forte tempestade de inverno atingiu os Estados Unidos na sexta-feira (23), com ventos fortes e neve pesada, deixando pelo menos nove mortos, interrompendo a energia de mais de um milhão de clientes e destruindo planos de férias de costa a costa.
A tempestade – que deve se intensificar à medida que avança pelo meio-oeste e leste – está deixando as estradas em péssimas condições, com pouca visibilidade e ruas cobertas de gelo.
A inundação costeira também é um problema, particularmente ao longo da costa do Nordeste.
Todos os modos de viagem – aviões, trens e automóveis – estavam sendo interrompidos: havia centenas de quilômetros de estradas fechadas e os cancelamentos de voos estavam crescendo rapidamente.
Em Nova York, inundações ao longo da Long Island Rail Road forçaram parte da filial de Long Beach a fechar temporariamente.
“O Natal foi cancelado”, disse Mick Saunders, morador de Buffalo, Nova York, que passou duas horas em condições de nevasca que devem durar até a manhã de domingo. “Toda a família e amigos concordaram que é mais seguro assim”.
Pelo menos 9 mortes foram registradas desde quarta-feira (21).
No centro-norte do Kansas, três pessoas morreram em acidentes de carro separados na noite de quarta. Uma morte foi confirmada como relacionada ao clima e duas foram consideradas relacionadas ao clima, mas precisam de mais investigações, de acordo com o porta-voz da Patrulha Rodoviária do Kansas, tenente Candice Breshears.
Em Kansas City, uma pessoa morreu depois de perder o controle de seu Dodge Caravan em estradas geladas na tarde de quinta-feira (22), de acordo com o Departamento de Polícia de Kansas City.
“O Dodge desceu o barranco, passou por cima do muro de contenção de cimento e caiu de cabeça para baixo, submerso em Brush Creek”, disse a polícia em um comunicado.
Em Kentucky, três pessoas morreram devido à tempestade, incluindo duas em acidentes de veículos e a outra em Louisville, uma pessoa com “insegurança habitacional”, disse o governador Andy Beshear.
O corpo do homem foi encontrado do lado de fora sem sinais óbvios de trauma e uma autópsia determinaria a causa da morte, disse a polícia.
E em Ohio, quatro pessoas morreram “como resultado de acidentes automobilísticos relacionados ao clima” e várias outras ficaram feridas, de acordo com o governador Mike DeWine.
O frio que ameaça a vida chegou até a costa do Golfo e a fronteira mexicana, com ventos frios abaixo de zero relatados até Austin e Atlanta.
Muitos locais no leste dos Estados Unidos terão a véspera de Natal mais fria em décadas, quando a explosão do Ártico atinge seu pico.
Mais de um milhão de clientes nos EUA estão passando por quedas de energia em meio ao clima de inverno e temperaturas frias, de acordo com o site PowerOutage.US. Maine, New Hampshire, Nova York, Virgínia e Pensilvânia têm o maior número de interrupções.
Ao todo, mais de 200 milhões de pessoas estavam sob alerta de vento frio da fronteira canadense à fronteira mexicana e do estado de Washington à Flórida, com ventos frios abaixo de zero esperados no sudeste até sexta-feira. Outros alertas de clima de inverno estão em vigor para condições de nevasca, gelo, neve e inundações.
“O gráfico de alerta do serviço meteorológico nacional mostra uma das maiores extensões de alertas e alertas de inverno de todos os tempos”, disse a agência na quinta.
Por: Aya Elamroussi e Ray Sanchez e Eric Levensonda CNN