Mas será o Benedito? Quem foi Benedito Meia-Légua, terror dos escravagistas anos antes da abolição
Escrito por Eduardo de Oxalá em 30/12/2022
Usada para expressar o sentimento de uma situação desagradável, a expressão “Mas será o Benedito?” costumava ter seu surgimento explicada pela expectativa sobre a nomeação de Benedito Valadares como interventor de Minas Gerais pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1933. Historiadores, no entanto, comprovam que a frase já era usada anos antes, vista em jornais e mesmo em músicas em 1930 e 1931 e mesmo antes: atualmente, novas pesquisas sugerem que a origem da expressão, ainda hoje popular em muitas partes do Brasil, remonta a um importante líder negro, que lutou contra os escravocratas no século XIX e tornou-se lenda por sua força e coragem: Benedito Meia-Légua.
Seu nome de batismo era Benedito Caravelas, nascido como escravizado no município de Villa Nova do Rio de Sam Matheus, hoje simplesmente São Matheus, no Espírito Santo, em 1805. Suas constantes viagens pelo nordeste, no entanto, lhe conferiram o apelido que se tornaria sinônimo de terror entre os fazendeiros escravagistas por toda a região: Benedito Meia-Légua era de tal forma temido, e sua força e resistência eram tamanhas, que a mitologia ao seu redor questionava se ele, depois de tantas rebeliões, prisões, fugas e ressurgimentos na luta pela libertação da população escravizada, principalmente ao norte do seu estado, não seria imortal.
A explicação, reza a lenda, estaria na proteção que São Benedito conferia especialmente ao líder, que invadia senzalas, saqueava fazendas e libertava a população negra aprisionada utilizando verdadeiras estratégias de guerra – como dividir os revoltosos em pequenos grupos para evitar grandes capturas e permitir ataques simultâneos em diferentes pontos ou mesmo fazendas, bem como vestir cada líder exatamente como ele. Não era por acaso, portanto, que a cada notícia de que havia sobrevivido e fugido, quando surgia uma nova rebelião, vinha também a pergunta: “Mas será o Benedito?”.
Uma de suas mais lendárias fugas se deu após ser carregado para São Mateus amarrado pelo pescoço e arrastado por um capitão-do-mato montado a cavalo. Em seguida, um grupo de negros aprisionados foi obrigado a surrá-lo, e Benedito foi dado como morto. Seu corpo foi guardado dentro da igreja de São Benedito, para ser sepultado: no dia seguinte, porém, só havia marcas de sangue e pegadas, mas nem sinal do líder. Benedito Meia-Légua só morreria velho e mancando de uma perna, por conta da traição de um caçador, que denunciou seu esconderijo, em um tronco oco de árvore, onde dormia. O grupo que o caçava, após vê-lo entrar, tapou o tronco e ateou fogo na árvore por dois dias e duas noites.
O quilombo liderado por Meia-Légua resistiu por aproximadamente quarenta anos, mas seu espírito permanece, bem como permanece a expressão, que, ao invés de evocar algo desagradável, como sugere sua aplicação mais comum, pode, na verdade, servir para celebrar as mais importantes lutas – e uma promessa de liberdade. As informações para a presente história vieram da Wikipédia e de post no perfil Thaciano Almuharib, Ativista do M.N.U., Pan Africanista e Dir. Políticas Públicas/ Sinthoress CUT, no Facebook.
Redator: Victor Paiva