Por Redação:
Janja não declara ser adepta de alguma religião em específico. Durante a campanha eleitoral, ela foi alvo de piadas preconceituosas ao compartilhar foto junto com orixás da Umbanda
O apresentador Danilo Gentili usou o Twitter para fez uma piada com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Na rede social, ele ironizou ao questionar se é permitido “zoar” a orientação religiosa de Janja, ou se “podia” apenas “zoar” a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é evangélica.
“Pode zuar (sic) a Janja girando pomba gira no terreiro ou só pode zuar a Michelle rezando no culto de crente? Eu tô perguntando antes porque eu cansei de errar. Não queria errar. Me ajudem a ser do bem! Pode ou não jornalistas?”, publicou Gentili.
Pode zuar a Janja girando pomba gira no terreiro ou só pode zuar a Michele rezando no culto de crente?
Eu tô perguntando antes porque eu cansei de errar. Não quero errar. Me ajudem a ser do bem! Pode ou não jornalistas?
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) January 7, 2023
Até o momento, Janja não declara ser adepta de alguma religião em específico. A primeira-dama casou na Igreja Católica com Lula. Em suas redes sociais, Janja compartilhou uma foto junto a orixás da Umbanda e do Candomblé. “Saudades de vestir branco e girar, girar, girar…”, escreveu ela na ocasião.
A publicação foi usada de forma preconceituosa durante a campanha eleitoral, em 2022, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para associar o petista e sua esposa de forma pejorativa às religiões africanas.
Críticas
A publicação de Gentili recebeu críticas. “A diferença é que pessoas de religião de matriz africana, sofrem intolerância religiosa e são marginalizadas. A Michele até ajudou a piorar mais essa realidade”, rebateu uma seguidora.
“A diferença que a umbanda é uma religião historicamente reprimida. Diferente do cristianismo, q inclusive é oposto disso”, escreveu outra.