Taking too long? Close loading screen.
Obrigado pela sua visita!
Seja bem vindo!
Carregando
Aqui só toca curimba!
Seu lugar certo!

Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista


SpaceX pretende lançar foguete mais poderoso da história nesta segunda-feira (17)

Escrito por em 17/04/2023

Empresa de Elon Musk criou o veículo para transportar pessoas e carga em futuras missões à lua e a Marte

Reprodução / Twitter @elonmusk

A SpaceX pretende realizar nesta segunda-feira (17) o primeiro voo orbital da Starship, a nave espacial mais poderosa da história. A empresa de Elon Musk criou o veículo para transportar pessoas e carga em futuras missões à lua e a Marte.

A missão de teste está marcada para às 9h, horário de Brasília. Entretanto, a companhia já anunciou que o lançamento pode atrasar em até 2h30. Caso seja adiado, o lançamento deve ser marcado ainda para esta semana.

A expectativa é de que o voo não tripulado dure cerca de 1h30. Ele começa na Starbase, base da SpaceX em Boca Chica, no sul do Texas, e termina no Oceano Pacífico, em algum ponto próximo à costa do Havaí.

Em seu perfil no Twitter, Elon Musk demonstrou empolgação com o teste mais avançado da Starship até aqui. “Sucesso talvez, emoção com certeza”, publicou.

A Nasa já comunicou que usará a Starship para levar astronautas de volta à superfície da Lua na missão Artemis 3, que está prevista para o final de 2025.

Esta será a primeira vez que a nave faz um voo com sua configuração completa, incluindo o primeiro estágio, como é chamado o propulsor Super Heavy.

A Starship é uma nave reutilizável projetada pela SpaceX com cerca de 50 metros de altura e alcança 120 metros quando está integrada com o propulsor Super Heavy.

A SpaceX já detalhou todas as etapas previstas para a missão. Elas poderão ser alteradas, mas, a princípio, estes serão os principais momentos:

0min55s: foguete atinge o “Max Q”, como é conhecido o pico de estresse mecânico;

2min52: os dois estágios (foguete e nave) se separam e, então, o foguete começa o procedimento para pousar na água, na região do Golfo do México;

2min57: motor da Starship é acionado;

9min20: motor da Starship é desligado e nave segue na órbita terrestre;

1h17min: depois de dar uma volta no planeta, a nave deixa a órbita terrestre e começa a voltar para a atmosfera;

1h30: Starship pousa no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí.

Loading


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *