Taking too long? Close loading screen.
Obrigado por você existir!
Seja bem vindo!
Que os Orixás te abençoe!
Aqui é o seu lugar certo!
Muito axé para sua vida!

Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista

Background

RECLAMAR DEMAIS PODE SER DOENÇA!

Escrito por em 24/09/2023

Conhece um reclamão? Aquela pessoa que nunca está satisfeita com nada?

Foto reprodução Internet

Se a sua vida não é fácil ao lado dela, a dela pode ser pior ainda!! Além de afastar os amigos, quem lamenta demais acaba tendo um sofrimento psicológico desnecessário.

“O reclamão tende a generalizar todas as circunstâncias. O problema está na maneira como ele interpreta a realidade. Pode ter baixa autoestima e sentimento de rejeição. Assim, reclama demais. As relações acabam ficando bastante comprometidas.

O professor de Medicina Comportamental Geraldo Possendoro, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que os reclamões podem ter esse comportamento como um traço de personalidade. Ele diz:

– São pessoas muito dogmáticas, absolutistas e pouco flexíveis. Isso acaba trazendo infelicidade!!

O melhor modo de combater o problema é através da psicoterapia. Reclamar demais é um comportamento inadequado portante merece ser tratado. Para saber se está indo longe demais, o melhor é ficar atento aos comentários e às reações de familiares e amigos.

Lamentações constantes podem ser, porém, sinal de doença: a distimia. Trata-se de uma depressão leve e crônica. Distímicos são pessoas pouco esperançosas, que sofrem e se queixam muito. São normalmente rotuladas como pessimistas. Nesse caso, talvez seja necessário também o uso de medicamentos antidepressivos.

A reclamação em demasia ainda pode ser uma marca de pessoas que têm boa estrutura psicológica. Há aqueles que são indignados com certas coisas e reclamam, pois pensam que aquilo deve mudar. E também existem as pessoas cujas reclamações são reflexo da irritação causada por estresse, como quem trabalha demais. De qualquer maneira, ele recomenda, se você tem o rótulo de reclamão, vá a um especialista.

Você é um reclamão? Veja abaixo se você tem esses comportamentos.

· Pessoas com baixa autoestima tendem a desenvolver um sentimento de rejeição. Assim, passam a reclamar de tudo à sua volta.
· Quem tem um grau de exigência muito grande também sofre.
· Perfeccionismo demais pode ser um problema.
· Como identificar se você é um reclamão? A melhor forma de saber se você está reclamando muito é (como acima citado) prestar atenção ao que amigos e familiares dizem sobre você. Se as reclamações sobre o seu modo de ser forem muitas, é hora de ficar ligado.
· Como reverter o problema?
o Antes de fazer uma reclamação, pare e pense se aquilo é realmente necessário ou se vai magoar alguém. Às vezes, é melhor ficar calado.
o Peça que seus amigos e familiares digam se você está se excedendo nas reclamações.
o Antes de reclamar de algo, tente resolver o problema. Não fique parado.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *