Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista

Background

Brasil adere à coalizão internacional por direitos de pessoas LGBTQIA+

Escrito por em 07/10/2023

Organização criada em 2016 tem como objetivo proteger os direitos humanos e a inclusão dessa parcela da população

Foto reprodução Internet.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), anunciou a adesão do Brasil à Equal Rights Coalition (Coalizão de Direitos Iguais), aliança intergovernamental de países em compromisso contra a violência e a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais.

A Equal Rights Coalition (ERC) foi fundada em 2016 na Conferência Global de Direitos Humanos LGBTI em Montevidéu, sob a liderança do Uruguai e da Holanda, e dedica-se à proteção dos direitos humanos da população LGBTQIA+ e à promoção do desenvolvimento inclusivo. Hoje conta com 43 países, entre eles Estados Unidos, México, Reino Unido, Alemanha, Argentina e Portugal.

A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Symmy Larrat, celebrou a inclusão do país no grupo, que deve promover a construção de ações conjuntas com os outros países membros para a proteção dessas pessoas não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

“A primeira coisa é sinalizar mundialmente a posição do país, do governo brasileiro, de que ele atua na defesa e na proteção das pessoas LGBTQIA+”, ela declarou em nota.

De acordo com o dossiê da organização não governamental (ONG) Observatório de Mortes e Violências contra LBGTI+ no Brasil, divulgado em maio deste ano, 273 pessoas dessa população tiveram mortes violentas em 2022, sendo 228 assassinatos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *