Macumbeira: Preta Gil contra preconceitos
Escrito por Eduardo de Oxalá em 21/07/2025
Preta, macumbeira e bissexual: Preta Gil contra preconceitos

Foto Internet Reprodução
A luta da cantora como voz importante na sociedade, ela não escondia suas bandeiras. Assumiu-se candomblecista num país de maioria evangélica, sem medo de julgamentos diante da onda crescente da intolerância religiosa. Mostrou seu altar de fé em um programa no GNT, com imagens de seus orixás. “Tenho meus orixás e meus santos católicos, sempre tive uma fé muito grande desde criança, sou filha de baianos. É minha ancestralidade”, disse, na ocasião.

Foto Internet Reprodução
Sobre sua bissexualidade, ela dizia: “Desde que sou criança”. Assim falava nos stories do Instagram, sempre que perguntada sobre assuntos mais íntimos. Falava abertamente a respeito. Sem medo, mais uma vez. Feliz, como era seu estilo.

Preta Gil – Os primeiros 50 – Foto Internet Reprodução.
Num show, como em tantos, reafirmou sua identidade potente como voz que ecoava na sociedade, pregando o poder de se respeitar as diferenças. “Sou uma mulher gorda, preta, bissexual, acabei de vencer um câncer, sou avó, sou apaixonada pelos meus fãs. Quero saber quem são vocês”. Perde muito o país neste domingo, 20.
Ver essa foto no Instagram