Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista

Background

100 anos da descoberta da tumba de Tutancâmon

Escrito por em 04/11/2022

15 tesouros mais inusitados da tumba do Faraó Menino

Galeria de Fotos
100 anos da descoberta de Tutancâmon

Há 100 anos, arqueólogos encontraram a tumba do Rei Tut, o Faraó Menino, no Vale dos Reis, no Egito

No dia 4 de novembro de 1922, o arqueólogo britânico Howard Carter encontrou uma misteriosa tumba na região conhecida como Vale dos Reis, onde os faraós e nobres poderosos eram enterrados no período do Império Novo (século XVI e XI a.C.), no Egito. A tumba de Tutancâmon, o Faraó Menino, estava repleta de tesouros sobreviventes a saqueadores e à deterioração do tempo que fascinaram Carter, o financiador da expedição, lorde Carnarvon, e o mundo inteiro.

Entre as mais de 5 mil relíquias preservadas estavam bengalas, pinturas, alimentos, roupas e diversos outros objetos cotidianos do Rei Tut, como ficou conhecido pelos jornais. A quantidade era tanta que a escavação e catalogação de todos os itens descobertos levou quase uma década.

Mesmo passados 100 anos, o tesouro de Tutancâmon alimenta a imaginação do Ocidente sobre o Egito Antigo até hoje.

Quem foi Tutancâmon?
Filho do rei Aquenáton, Tutancâmon ascendeu ao trono no ano 1333 a.C., com aproximadamente dez anos de idade. Os historiadores ainda debatem sobre quem seria a mãe do jovem rei, mas acredita-se que ele possa ter sido fruto da relação de Aquenáton com uma de suas irmãs.

O reinado de Tutancâmon foi marcado pela reconciliação com aliados vizinhos que tinham enfraquecido os laços políticos durante o império de seu pai, que forçou os egípcios a trocarem a adoração a diversos deuses por um só, Áton.

Tutancâmon morreu aos 19 anos, provavelmente por causa de uma infecção de um ferimento na perna. A vida e reinado breves do faraó não foram tão expressivos para a história do Egito, já que a maioria das informações sobre o Rei Tut foi fornecida pelas pinturas e objetos encontrados em sua tumba.

Veja os tesouros mais inusitados da tumba de Tutancâmon
1 – Máscara mortuária
A máscara mortuária de Tutancâmon é o item mais famoso encontrado em sua tumba. Feita de ouro e pedras semipreciosas como obsidiana e quartzo, o artefato estava sobre o rosto da múmia do faraó.

O objeto tem 53 centímetros de comprimento e pesa 10 quilos. A máscara retrata o jovem rei com uma longa barba e um cocar enfeitado com uma cobra e um abutre.

2 – Manequim do Rei Tut
Um tesouro inusitado que Tutancâmon tinha em sua tumba é um manequim com as feições dele. O busto era possivelmente usado para ajudar o rei a escolher suas roupas e joias. O objeto é feito de estuque, um tipo de argamassa, e madeira pintada.

3 – Sandálias de ouro
Junto com o manequim, Tutancâmon também tinha uma grande quantidade de roupas em sua tumba: pelo menos 100 vestimentas, incluindo 12 luxuosas para ocasiões especiais, dezenas de sandálias, meias, roupas íntimas e até trajes que usou quando criança.

Um dos calçados foi encontrado na própria múmia do faraó. Os historiadores acreditam que as sandálias feitas com folhas de ouro costuradas em uma camada de couro nunca foram usadas por Tut, pois o costume da época era fazer roupas e sapatos especiais para o enterro de reis.

4 – Adaga feita com ferro de meteorito
Sobre a múmia de Tutancâmon, foram encontrados duas adagas: uma com detalhes em ouro incrustados em uma lâmina de ferro comum, e outra com uma lâmina de ferro extraído de um meteorito.

As duas armas têm cabos ornamentados feitos em ouro. Na adaga feita com meteorito, há ainda um pomo de cristal de rocha.

5 – Jogos de tabuleiro
Ao menos quatro jogos de tabuleiro foram encontrados na tumba de Tutancâmon, segundo o site Live Science. Alguns dos tabuleiros e peças de jogo eram feitos de marfim. Jogos lúdicos populares no Egito Antigo, como o jogo de vinte e o senet, estavam entre as relíquias do Faraó Menino.

6 – Caixão de ouro
Tutancâmon foi enterrado dentro de três caixões. No total, os sarcófagos pesam cerca de 1,2 tonelada. Apesar de a tumba ser descoberta em 1922, somente três anos depois o arqueólogo Howard Carter conseguiu ter acesso à múmia do Rei Tut.

O corpo do faraó foi envolto em linho após o processo de mumificação e colocado em um caixão feito de ouro maciço – que, por sua vez, foi colocado dentro de uma caixa maior feita com madeira dourada.

O caixão externo que envolve os outros dois é feito de madeira dourada com detalhes em vidros azuis e vermelho, segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

7 – Caixa de quartzito
Os três caixões de Tutancâmon foram encontrados dentro de uma caixa de quartzito. O objeto foi esculpido, assim como muitos outros levados pelo rei para a tumba, com representações de quatro deusas egípcias: Ísis, Néftis, Neith e Sélquis.

8 – Trono de ouro
Dois tronos foram encontrados na tumba de Tutancâmon. Um era feito de ébano, mas o outro era de madeira revestida em ouro e prata, com artes representando o faraó e sua esposa, Anquesenamom.

No desenho, a rainha parece estar passando alguma pomada ou perfume em Tut. O trono de ouro tem cerca de um metro de altura e também foi envolto em linho antes de ser depositado no sarcófago. O objeto também traz detalhes com pedras semipreciosas, esmalte e vidro colorido.

9 – Cama
Uma das várias camas que estavam na tumba de Tutancâmon é feita de madeira revestida de ouro. O objeto tem detalhes desenhados como as manchas de uma vaca. No Egito Antigo, o animal muitas vezes era associado a Hathor, a deusa do céu que era símbolo de mãe para os faraós.

10 – Anúbis
A representação de diversos deuses egípcios foi encontrada em pinturas, objetos e estátuas na tumba de Tutancâmon. A estátua de Anúbis, o deus dos mortos e da mumificação, estava entre os tesouros do jovem rei. O objeto foi feito com madeira pintada de preto e possui detalhes em ouro.

11 – Bengalas
Mais de 130 bengalas foram encontradas no sarcófago do Rei Tut. Por muitos anos, os historiadores debateram se os itens eram pessoalmente usados pelo faraó ou levados por fazerem parte dos trajes habituais dos reis.

Estudo recente, no entanto, concluiu que o ferimento na perna de Tutancâmon fez com que ele precisasse de auxílio para andar até o fim da vida.

12 – Carruagens de ouro
Seis carruagens foram encontradas no túmulo de Tutancâmon. Feitas de madeira, os veículos tinham detalhes em ouro e artes desenhadas. Em uma delas, há imagens de seis escravos em seu lado direito, bem como hieróglifos com os nomes de Tutancâmon e Anquesenamom.

12 – Caixa de marfim
Entre os milhares de objetos encontrados na tumba de Tutancâmon, está uma caixa de madeira coberta de marfim – matéria-prima extraída das presas dos elefantes. A caixa tem ricos detalhes e pinturas em suas laterais e na tampa.

14 – Pintura de Tut com a esposa
As paredes da tumba e dos próprios sarcófagos estavam repletas de pinturas retratando a vida cotidiana de Tutancâmon e do reino. Em uma delas, o Rei Tut aparece com sua esposa, Anquesenamom.

A preservação das pinturas por mais de 3 mil anos foi um dos muitos indícios de que a tumba do faraó nunca havia sido violada até a sua abertura oficial em 1923, três meses após sua descoberta.

15 – Múmia
A múmia de Tutancâmon permanece até hoje em sua tumba no Vale dos Reis. A maioria dos tesouros e objetos encontrados no túmulo foram levados para museus em todo o mundo e há exposições itinerantes com itens do Faraó Menino. Mas o próprio Tut segue onde foi enterrado por seus súditos há mais de 3 mil anos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *