Taking too long? Close loading screen.
Obrigado por você existir!
Seja bem vindo!
Que os Orixás te abençoe!
Aqui é o seu lugar certo!
Muito axé para sua vida!

Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista

Background

A vacina do Butantan pode ajudar a conter o surto de dengue no Brasil?

Escrito por em 01/03/2024

Em três meses, o País chegou à marca de 1 milhão de casos prováveis da doença; a expectativa é que a vacina esteja disponível no início de 2025

Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

A explosão de casos dengue  no Brasil já fez que ao menos sete estados decretassem situação de emergência em saúde pública. Além do Distrito Federal, Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, estão com emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos.

Ao todo, o País já chegou a 1 milhão de casos de dengue nos três primeiros meses de 2024. Um aumento de 390% comparado ao mesmo período do ano passado, quando o País registrava 207.475 casos.

Apesar do Ministério da Saúde já ter garantido a disponibilização de vacinas contra a dengue no SUS, a quantidade dos imunizantes só será suficiente para vacinar 10% das cidades do País.

A primeira remessa da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, contém apenas 720 mil doses. Ao todo, nesta primeira fase, a pasta deve receber 1,32 milhão de doses do imunizante.

No entanto, levando em conta que o imunizante precisa de duas doses e deve ser aplicado com intervalo mínimo de três meses, foi preciso selecionar como público-alvo a faixa etária de 10 a 14 anos, que concentra o maior número de hospitalização por dengue, cerca de 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, segundo o Ministério da Saúde.

Também foram selecionados pela pasta 521 municípios brasileiros que possuem maior incidência e transmissão do vírus. A vacinação já começou em pelo menos oito capitais.

A preocupação é que, com o aumento expressivo de casos, o País também registre mais mortes por casos graves da doença, que podem causar hepatite e insuficiência renal, além do quadro de dengue hemorrágica, o mais letal.

Estes já subiram 196,7% em 2024 na comparação com o ano passado, conforme o boletim do Ministério da Saúde divulgado em 20 de fevereiro. Até a publicação da matéria, o total de óbitos confirmados pela doença é de 207.

Por conta disso, foram intensificados os testes para o lançamento de uma vacina nacional, a Butantan-DV, que promete prevenir os casos graves da doença.

As pesquisas estão na terceira fase e devem ser enviadas à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o processo de solicitação do registro definitivo.

A eficácia geral do imunizante é semelhante à da Qdenga (80,2%), vacina contra a doença incorporada na rede pública.

Fonte: Gov.br


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *