Taking too long? Close loading screen.
Obrigado por você existir!
Seja bem vindo!
Que os Orixás te abençoe!
Aqui é o seu lugar certo!
Muito axé para sua vida!

Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista

Background

Rio registra primeiro caso de febre oropouche, transmitida por mosquito

Escrito por em 01/03/2024

Radio Yorubá
Radio Yorubá
Rio registra primeiro caso de febre oropouche, transmitida por mosquito
Loading
/

Homem infectado mora na zona sul do Rio e esteve no Amazonas, onde a doença está em alta

Sbt Imagem reprodução

O Rio de Janeiro registrou nesta quinta-feira (29) o primeiro caso de febre oropouche do Estado. A doença, transmitida por mosquitos, está em alta no Amazonas, onde houve 672 casos em 2023 e um número crescente nesse começo de ano. O paciente infectado no Rio esteve no Amazonas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, o doente é um homem de 42 anos, morador do bairro Humaitá, na zona sul do Rio. Ele não precisou ser internado e apresenta boa evolução do quadro clínico.

A confirmação do caso foi feita por meio de exame laboratorial na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Secretaria de Saúde considera o caso como “importado”, ou seja, não há circulação doméstica (dentro do Estado do Rio de Janeiro) do vírus, já que o homem viajou ao Amazonas.

A secretária de Saúde fluminense, Claudia Mello, afirmou segue acompanhando o caso.

“Como o sintomas são muito parecidos com os da dengue, é importante que os médicos perguntem, logo no primeiro atendimento, se o paciente viajou para região Norte do país recentemente e, da mesma forma, quem viajou para a região Norte deve relatar esta informação, contribuindo para um diagnóstico mais preciso e o tratamento adequado.”

A febre oropouche é causada por um arbovírus. A transmissão acontece por mosquitos, principalmente o Culicoides paraensis, conhecido como maruim, e pelo Culex quinquefasciatus, o pernilongo.

Saiba os sintomas da febre oropouche
Os sintomas da febre oropouche são muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.

Não há tratamento específico, mas os pacientes devem fazer repouso e tratar os sintomas com acompanhamento médico.

Fonte: SBT


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *