Taking too long? Close loading screen.
Obrigado por você existir!
Seja bem vindo!
Que os Orixás te abençoe!
Aqui é o seu lugar certo!
Muito axé para sua vida!

Radio Yorùbá

Aqui só toca curimba!

Faixa Atual

Título

Artista

Background

RJ em alerta grande perigo ‘chuva extrema’ a partir de sexta-feira

Escrito por em 21/03/2024

Na quinta-feira (21), a temperatura chega a uma máxima de 40°C, seguida de uma queda brusca para o fim de semana.
Por Dayane Zimmermann

Rio de Janeiro nublado – Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “aviso de grande perigo” para chuvas fortes na Região Sudeste na próxima sexta-feira (22). O estado do Rio de Janeiro é o que mais preocupa, e meteorologistas esperam “chuva extrema” para a região.

A previsão de chuva mais forte começa sexta e vai até o dia 24. Já na quinta (21), entretanto, o tempo pode começar a mudar.

De acordo com o Alerta Rio, na quinta a temperatura pode chegar a uma máxima de 40°C, além de um céu com muitas nuvens. Chuvas estão previstas para chegar no fim da tarde.

Já na sexta-feira (22), a temperatura cai chegando a uma mínima de 18°C, e a probabilidade de chuva é de até 90 milímetros, persistindo durante todo o fim de semana.

Segundo a Climatempo, entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todas as regiões fluminenses.

“Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48 horas”, diz o instituto.

A Climatempo alertou ainda que esse tipo de chuva é muito favorável para acarretar transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas.

“Estima-se que, em algumas áreas, sobretudo na Baixada Fluminense, litoral norte e na Região Serrana, entre a quinta-feira e o domingo (de 21 a 24 de março), possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500 mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados)”, acrescentou o órgão.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *